Projeto U-Bike disponibiliza três mil bicicletas a universidades

Projeto U-Bike disponibiliza três mil bicicletas a universidades

São assinalados hoje, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, os contratos das candidaturas aprovadas no âmbito do projeto U-Bike, que vai disponibilizar mais de três mil bicicletas por 15 instituições do Ensino Superior, noticia hoje o Correio da Manhã.

De acordo com o site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, esta iniciativa visa promover “a mobilidade suave, em particular a bicicleta, nas comunidades académicas”.

Com enquadramento nos apoios do Portugal2020, mais concretamente no Programa Operacional  Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o projeto apoia a aquisição de bicicletas para as instituições de ensino superior, integrados em projetos de âmbito nacional.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes é a entidade da administração pública que vai coordenar a iniciativa, de forma a assegurar a existência de regras comuns às diversas operações e a posterior monotorização.

As bicicletas são atribuídas à comunidade académica, com base em normas definidas por cada instituição de ensino superior e em cumprimento do Regulamento Geral do Projeto U-Bike Portugal, para uma utilização de longa duração, que origine a criação de hábitos regulares de utilização deste meio de transporte.