Projeto ZER vai permitir a redução de 60.000 toneladas de CO2 por ano

by Cristiana Macedo | 3 Fevereiro 2020 11:11

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) esteve presente na passada sexta-feira, na apresentação da ZER – Zona de Emissões Reduzidas – Avenida Baixa-Chiado, feita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, na Loja Capital Verde. Na informação enviada à imprensa, pode ler-se que este projeto insere-se na agenda da “Lisboa Capital Verde Europeia 2020”, no qual Lisboa se tornou na primeira Capital Verde de toda a região do sul da Europa.

A FPCUB congratula a Câmara Municipal de Lisboa, pela vontade e coragem de devolver a cidade às pessoas promovendo o uso da bicicleta, o andar a pé e o transporte público em detrimento do uso de veículos individuais motorizados.

As ciclovias que irão ser implementadas vêm melhorar significativamente a segurança rodoviária dos utentes das vias. Além disso, vêm complementar a rede ciclável da cidade que deve ser integrada. Este projeto contempla alterações significativas para o eixo Avenida da Liberdade – Baixa Chiado a funcionar em “soft opening” a partir de junho e julho de 2020 e em pleno a partir de agosto de 2020 das quais se destacam:

Av. Da Liberdade

Av. Almirante Reis

Baixa-Chiado

Envolvente Príncipe Real – São Bento

Estas medidas irão permitir uma redução de 40.000 viaturas e 60.000 toneladas de CO2 por ano. A escolha desta zona da cidade teve por base várias razões, a Av. Da Liberdade exceder em 50% o limite máximo recomendado pela UE de dióxido de azoto, a Av. Almirante Reis tem regularmente partículas finas claramente acima do recomendado, o trânsito automóvel é o principal responsável pelas emissões de partículas finas e de dióxido de azoto na cidade de Lisboa, com a particularidade de ser a área com maior cobertura de transporte público, em que 60% dos visitantes já usam transportes nas deslocações para a zona e 80% da população de Lisboa tem ligação direta da Carris à área de intervenção.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/projeto-zer-zona-de-emissoes-reduzidas-avenida-baixa-chiado-vai-permitir-a-reducao-de-60-000-toneladas-de-co2-por-ano/