Promoção e Sensibilização Ambiental de Sistelo e do Rio Vez

Promoção e Sensibilização Ambiental de Sistelo e do Rio Vez

Sistelo é um território rico em património natural, mas também cultural, em que se pode conhecer “in loco“, o resultado da interação do homem com a natureza, de que são marca mais visível os socalcos de Sistelo. Contudo, não existe uma consciencialização da população, em geral, e da população estudantil, em particular, desta realidade, muito por culpa da inexistência de mecanismos de interpretação no território que facilitem esta tarefa. Deste modo, o município pretende promover a divulgação do património natural e da sua ligação ao rio Vez, fomentando a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do território. Perante isto, é feita uma forte aposta nas tecnologias de forma a incentivar o público-alvo a interagir, facilitando a criação de uma atitude proactiva em defesa do património natural.

Os trilhos existentes no território, que complementam a interpretação dos socalcos de Sistelo e da riqueza natural do Rio Vez, assim como os espigueiros e os moinhos, que representam a ligação à atividade humana desempenhada, que moldou a paisagem e preservou a natureza, serão dotados de ferramentas e conteúdos para promover a sensibilização ambiental e a preservação do património. Para além disso, prevê-se fornecer de conteúdos e ferramentas um Centro Interpretativo da paisagem cultural Evolutiva Viva de Sistelo, com a finalidade de receber atividades de sensibilização e educação ambiental, vocacionado para o público estudantil, mas também para o público em geral.

A candidatura “POSEUR-03-2215-FC-000066 – Promoção e Sensibilização Ambiental de Sistelo e do Rio Vez”, é cofinanciada pelo FC, Programa Operacional POSEUR, Portugal2020, Eixo Prioritário 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um Investimento Elegível de 173.417,70€ e Comparticipação Comunitária de 147.405,05€.

O projeto será desenvolvido com o propósito de preservar da melhor forma possível as condições naturais do território e as marcas da atividade humana, que transformou este vasto património num pilar de desenvolvimento socioeconómico do concelho de Arcos de Valdevez.