1

Proprietários e gestores já podem aceder à Plataforma de Apoio Montado Adapt

Já se encontra disponível a Plataforma de Apoio à Decisão para a Adaptação dos Montados às Alterações Climáticas. Destinada a proprietários ou gestores de áreas de Montado, esta plataforma resulta do trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo projeto LIFE Montado-Adapt, onde se desenvolveu uma metodologia de adaptação do Montado às alterações climáticas, que se designa de SIGM (Sistema Integrado de Gestão do Montado).

No âmbito deste projeto, lê-se numa nota da UNAC (União da Floresta Mediterrânica), foram desenvolvidas “estratégias de adaptação” que visam dar resposta aos impactos presentes e futuros, que resultaram na definição de 40 medidas de adaptação dos Montados às alterações climáticas. Ao longo dos últimos cinco anos estas medidas foram implementadas de forma experimental em “12 áreas piloto” em Portugal e Espanha. O passo seguinte é “partilhar o conhecimento e a experiência adquirida com outros proprietários, para que se possam replicar as soluções encontradas”, refere a mesma nota.

Através desta Plataforma digital o proprietário pode fazer um diagnóstico ao seu Montado e obter a indicação das medidas de adaptação a aplicar. Para cada medida de adaptação é dado um conjunto de informações, como a “forma de implementação”, a “razão da sua aplicação”, o “contributo da medida para a adaptação às alterações climáticas”, ou a “avaliação do seu custo”.

Para um melhor entendimento de cada medida de adaptação também está, ainda, disponível um pequeno vídeo que demonstra de forma sucinta a sua importância e aplicabilidade, com o testemunho dos agricultores que as implementaram nas diferentes áreas piloto do projeto LIFE Montado-Adapt.

O acesso à plataforma é simples e gratuito, através do site do SIGM ou do LIFE Montado-Adapt.