Proteção Civil: Joaquim Pereira Leitão é indigitado para novo presidente da autoridade

Proteção Civil: Joaquim Pereira Leitão é indigitado para novo presidente da autoridade

O coronel de infantaria Joaquim Pereira Leitão foi ontem indicado pelo governo como o novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que desde de início de setembro seguia sem ninguém a ocupar o cargo.

Joaquim Pereira Leitão – ex-comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa – foi escolhido para ocupar o cargo pela Comissão Nacional de Proteção Civil, onde têm asse4nto as várias autoridades e parceiros de protecção e socorro. A comissão foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Caso a indigitação seja aprovada, o coronel será o sucessor de Francisco Grave Pereira, que se demitiu após serem conhecidas as conclusões do relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI).

De acordo com o relatório, Francisco Grave Pereira não acautelou devidamente os interesses do Estado no processo de transferência de seis helicópteros Kamov da Empresa de Meios Aéreos (EMA) para a Everjets, a empresa privada que detém actualmente as aeronaves.