Protesto ambiental interrompe partidas em Heathrow

Protesto ambiental interrompe partidas em Heathrow

Vários activistas do ambiente acorrentaram-se uns aos outros e deitaram-se na pista norte do maior aeroporto londrino, Heathrow, numa acção de protesto contra os planos de construção de uma nova pista, noticia hoje o jornal I.

Os activistas defendem que o problema das alterações climáticas decorre do estilo de vida das grandes elites, que “vivem acima das possibilidades do planeta”. “Somos contra os que voam com frequência e sem necessidade, forçando esta expansão do aeroporto. Não podemos continuar a ignorar as terríveis consequências destas viagens como se não houvesse amanhã”, disse Ella Gilbert, uma das manifestantes.

O aeroporto esteve encerrado durante três horas, obrigando ao cancelamento de 13 voos e atrasando mais alguns. Os 13 activistas do grupo Plane Stupid agiram de madrugada, pelas 3h30, cortando a vedação do aeroporto e ocupando a pista. Garantem que esta é a primeira manifestação e que outras se seguirão num esforço para contrariar a expansão do aeroporto. Recorde-se que há duas semanas foi anunciada a intenção de juntar às duas pistas existentes uma terceira.