A PURINA, em parceria com a SeaForester e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promoveu uma ação de plantação de algas marinhas, com o objetivo de restaurar habitats marinhos e contribuir para a saúde dos ecossistemas oceânicos. A iniciativa contou com a presença do apresentador Nuno Markl e da influenciadora A Tripeirinha (Sofia Manuel), embaixadores da marca de alimentação para animais de companhia.
Esta iniciativa, que decorreu na Marina de Cascais, integra o Programa de Restauração dos Oceanos da PURINA, lançado em março de 2024. Esta iniciativa europeia procura restaurar 1.500 hectares de habitats marinhos até 2030, incluindo florestas de algas.
As ações abrangem habitats diversos, como ervas marinhas, recifes de ostras, florestas de algas e zonas afetadas por sobrepopulação de ouriços-do-mar, reforçando a ambição da PURINA em contribuir para a restauração dos oceanos em larga escala e com impacto positivo em vários ecossistemas e comunidades.
Na base desta iniciativa está o fortalecimento de soluções de restauração marinha escaláveis, que sejam eficazes e replicáveis. A abordagem multi-parceiros, que envolve investigação científica, inovação tecnológica e envolvimento comunitário, recria o modelo seguido no programa europeu.
“Na Purina, estamos empenhados em fazer a nossa parte para ajudar a resolver a perda de biodiversidade marinha na nossa cadeia de abastecimento alargada. Por isso, juntamente com os nossos parceiros, estamos a assumir um papel ativo para ajudar a restaurar os habitats marinhos à escala europeia”, afirma Kerstin Schmeiduch, Directora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Purina Europa.
O pescado faz parte da cadeia de abastecimento da PURINA, não através da utilização de peixe inteiro, mas sim de subprodutos de peixe (partes que não são consumidas por humanos, mas que representam um ingrediente nutritivo e valioso para a alimentação animal). Esta prática evita o desperdício de recursos marinhos e contribui para uma abordagem mais circular e sustentável, em linha com o compromisso da marca com o abastecimento responsável e a resiliência da cadeia de fornecimento.
Em Portugal, esta missão será desenvolvida em colaboração com a SeaForester, uma organização que utiliza técnicas pioneiras na recuperação de florestas de algas marinhas, nomeadamente através de viveiros móveis. Estas florestas subaquáticas são essenciais para o equilíbrio ecológico dos oceanos: fornecem abrigo e alimento a diversas espécies, captam carbono da atmosfera e contribuem para a purificação da água. A espécie selecionada para esta ação é a Laminaria ochroleuca, uma macroalga castanha nativa da costa portuguesa.
Além de captarem carbono e beneficiarem a biodiversidade, as florestas de algas marinhas têm a capacidade de se regenerar naturalmente. Segundo a SeaForester, os exemplares jovens ancoram-se ao recife e podem formar novas florestas em apenas alguns anos. “A SeaForester tem o prazer e o orgulho de estar a colaborar com a Nestlé Purina na importante missão de tornar o oceano mais saudável e produtivo. Acreditamos que as nossas ações conjuntas irão aumentar a abundância de peixe e gerar um impacto positivo ao longo da costa portuguesa”, afirma Pål Bakken, fundador e CEO da SeaForester.