Quarta-feira ventosa. Veja o que lhe reserva o tempo para hoje

Quarta-feira ventosa. Veja o que lhe reserva o tempo para hoje

Esta quarta-feira conte com vento moderado a forte, com a Madeira e toda a faixa costeira ocidental do continente estão hoje sob aviso amarelo. Todo o país apresenta hoje risco muito elevado de exposição aos raios UV e mais de 50 concelhos de 12 distritos de estão em risco máximo de incêndio.

Quanto ao estado do tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento moderado do quadrante norte, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando moderado a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora, de nordeste nas terras altas em especial a partir da tarde e de noroeste no litoral oeste.

Na Madeira prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha e na ilha de Porto Santo. Está também previsto vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e em alguns locais montanhosos e pequena descida da temperatura nas zonas montanhosas a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental (Flores e Corvo) dos Açores períodos de céu muito nublado com abertas e vento sueste moderado tornando-se bonançoso. Para o grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, em geral fracos a partir da tarde e vento sueste bonançoso, rodando para leste. No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está previsto céu muito nublado, aguaceiros, geralmente fracos e vento leste moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa as temperaturas vão variar entre 15 e 24 horas Celsius, no Porto entre 13 e 26, em Braga entre 11 e 26, em Viana do Castelo entre 12 e 26, em Vila Real entre 11 e 24, em Viseu entre 09 e 26, em Bragança entre 10 e 24, na Guarda entre 09 e 22, em Coimbra entre 12 e 27, em Aveiro entre 15 e 22, em Castelo Branco entre 15 e 30, em Santarém entre 14 e 27, em Leiria entre 14 e 23, em Portalegre entre 14 e 29, em Évora entre 13 e 31, em Beja entra 12 e 31, em Setúbal entre 16 e 27 e em Faro entre 16 e 30. No Funchal as temperaturas vão oscilar entre 21 e 27, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 19 e 25, na Horta entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 24.

Madeira e costa ocidental do continente sob aviso amarelo devido ao vento

A Madeira e toda a faixa costeira ocidental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte. De acordo com o Instituto, a costa sul da ilha da Madeira continua sob aviso amarelo – devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora – até às 18 horas de hoje.

Ainda na Madeira, o IPMA colocou as terras montanhosas da ilha sob aviso amarelo devido à persistência dos valores elevados da temperatura máxima até às 21 horas de hoje. Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os concelhos de Machico, Santana, Santa Cruz e Funchal em risco máximo de incêndio.

O Instituto colocou também toda a faixa costeira ocidental do continente (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora até ao final do dia de hoje.

*Foto de Reuters

Lusa