Quercus assinala 34 anos de história em prol do meio ambiente

Quercus assinala 34 anos de história em prol do meio ambiente

A Quercus comemora esta quarta-feira, 31 de outubro, o seu 34.º aniversário. Para assinalar esta data a Associação Nacional de Conservação da Natureza vai organizar um jantar comemorativo em Lisboa, onde será também atribuído o Prémio Quercus 2019.

Na comemoração dos seus anos de história, a Quercus anuncia em comunicado que o Prémio Quercus 2019 será entregue à Associação espanhola ADENEX pelo “trabalho meritório que esta tem realizado na área do Ambiente e pela sensibilização e defesa das várias causas ambientais em que se tem envolvido”.

A Quercus tem constituído uma referência de intervenção ambiental ao longo da sua existência, com uma análise crítica e participada sobre as opções políticas e da sociedade portuguesa nos domínios do ordenamento do território, conservação da natureza, energia e alterações climáticas, educação ambiental, recursos hídricos, resíduos e floresta, entre outros. A sua implantação regional, através de quase duas dezenas de Núcleos, permite-lhe uma acção próxima das populações e dos problemas locais, sendo o trabalho desenvolvido pela Associação, na grande maioria, assegurado por voluntários.

A ADENEX – Asociación para la Defensa de la Naturaleza y los Recursos de Extremadura foi fundada em Março de 1978. É uma entidade científica, cultural, independente e apartidária, que possui, entre outros fins, a promoção e o incentivo do estudo da riqueza natural da região da Extremadura espanhola, bem como da paisagem, flora e fauna e biótopos que aí ocorrem. Esta Associação espanhola pretende contribuir para a conservação e defesa da riqueza natural e do património histórico-artístico e cultural, entendido como um bem comum e um património regional da Extremadura. A ADENEX dedica, desde há mais de 40 anos, especial atenção à promoção de campanhas educativas conducentes à consciencialização da sociedade sobre a necessidade vital de preservar uma alta qualidade do ambiente, bem como o papel que o indivíduo e a comunidade desempenham nessa missão. Ao longo dos seus muitos anos de trabalho, a ADENEX editou inúmeras publicações, exposições, organizando centenas de congressos e reuniões e foi distinguida em várias ocasiões, nacional e internacionalmente. Para além deste trabalho meritório, a ADENEX tem sido, desde há mais de 30 anos, um parceiro fundamental das Associações de Defesa do Ambiente portuguesas em várias lutas transfronteiriças relacionadas com a defesa dos recursos naturais e em diversos projectos ligados à conservação da natureza.