Quercus e ADVID promovem seminário no Instituto do Vinho e da Vinha

Quercus e ADVID promovem seminário no Instituto do Vinho e da Vinha

Categoria Advisor, Formação

No dia 11 de junho irá decorrer um Seminário no Instituto do Vinho e da Vinha, em Lisboa, que visa a formação viticultores para as práticas que fomentam a biodiversidade no ecossistema vitícola. Este projeto, “Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura” é apoiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Segundo as informações descritas no site da Quercus, o objetivo é incentivar os produtores a promover e proteger a biodiversidade nas suas diversas vertentes e através de vários níveis do ciclo de produção.

Os parceiros deste projeto são organizações de proteção da natureza e associações de viticultores da Alemanha, Espanha e Portugal e ainda uma exploração de agricultura biológica na Turquia; em Portugal o projeto é dinamizado pela QUERCUS -Associação Nacional de Conservação da Natureza e ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.

O projeto procurou congregar a experiência acumulada dos parceiros, e produziu alguns materiais, culminando na produção de um Plano de Ação para a Biodiversidade, contendo um catálogo de medidas práticas e acessíveis a qualquer viticultor. Com o objetivo de se disseminarem os principais resultados, a Quercus e a ADVID promoveram já um seminário no Douro, em março passado, e organizam agora este novo encontro em Lisboa.

O programa deste seminário pode ser consultado no site da Quercus.