Quercus entrega petição pela proibição da caça da rola-brava

Quercus entrega petição pela proibição da caça da rola-brava

Amanhã, data em que se assinala o Dia Nacional da Conservação da Natureza, a Quercus, juntamente com outras ONGAS, vai entregar a petição “Rola-brava em extinção – Proibição da caça já!”, que já conta com 5 mil assinaturas, à Ministra da Agricultura e do Mar.

 

A rola-comum ou rola-brava (Streptopelia turtur) é uma espécie migradora que está a desaparecer a um ritmo galopante e preocupante em Portugal e na Europa, estimando-se que a sua população tenha decrescido 70% nos últimos 10 anos. Para piorar a situação, em Portugal é comum a abertura da caça à rola ser durante o mês de Agosto, período durante o qual existem muitas rolas em nidificação, com crias no ninho e, pontualmente, ovos de posturas tardias ou segundas posturas.
A Quercus considera que a “irresponsabilidade e insensibilidade” demonstrada nesta matéria pelos sucessivos governos pode contribuir, no curto prazo, para uma situação de extinção da rola-brava em Portugal.  Com esta petição, as organizações pretendem travar o desaparecimento desta espécie migratória.