Quercus promove sessões formativas com vista a consciencializar jovens para a redução do consumo de papel

No âmbito da iniciativa de Responsabilidade Social #PapelZero da Holding Rumos Education, a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), enquanto parceira deste projeto, informa em comunicado que vai realizar, de 9 a 13 de novembro, diversas sessões de esclarecimento (em formato webinar), aos alunos das quatro instituições de Ensino Profissional: Escola Profissional Profitecla (Profitecla), Escola Profissional de Braga (EPB), Escola Profissional Ruiz Costa (eRC) e Escola Profissional de Tecnologia Digital (Escola Digital). Estas sessões formativas, segundo a associação ambiental, têm como objetivo consciencializar os jovens para a redução do consumo de papel, de forma sustentada, na escola e em casa.

De acordo com a Quercus, no Ano Letivo 2019/20 foram gastas por todas as escolas da Rumos Education cerca de 6000 resmas de papel, o que significam 3.000.000 folhas de papel, rondando as 400 árvores abatidas para as produzir. A Rumos Education considera, por isso, urgente “promover conhecimentos para mudar atitudes e comportamentos”, reforçando a mensagem que o “planeta é um lugar de todos os que o habitam, humanos e animais e outras espécies vivas.”

A iniciativa #PapelZERO está a decorrer a nível nacional nas 10 Escolas Rumos Education e tem como missão envolver toda a comunidade educativa, seja interna como alunos, professores e restantes colaboradores, seja externa como famílias, parceiros e meio envolvente, com vista a reduzir em pelo menos 20% o consumo papel nas escolas e nas atividades quotidianas ao longo do presente ano letivo.

De acordo com António Ruão, diretor-geral da Rumos Education, o “projeto #PapelZERO desafia todos, a uma mudança de hábitos e alteração de rotinas! Reduzindo o consumo de papel de forma sustentada, abandonando os processos que envolviam a impressão e o uso indiscriminado de papel, com vista a criar condições para que as escolas possam ser “eco-friendly”, consolidando assim o processo de transição para uma escola mais digital e inovadora”.

Com mais de 30 anos de existência, a Rumos Education já formou cerca de 13.000 jovens, dos quais mais de 75% seguem para o mercado laboral e ensino superior.