Questionário: 72% dos inquiridos consideraram a qualidade ambiental do mar “boa”

Questionário: 72% dos inquiridos consideraram a qualidade ambiental do mar “boa”

Categoria Águas, Ambiente

Num questionário realizado a 50 personalidades relacionadas com a economia do mar em Portugal publicado na análise «LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar», 72% dos inquiridos consideraram a qualidade ambiental do mar no nosso país é boa, num contexto europeu. Cerca de 26% consideram essa qualidade razoável e apenas 2% a consideram má.

Já entre os que consideraram a qualidade ambiental do nosso mar como boa, 78% admitiram que esse argumento é usado de forma insuficiente na promoção dos produtos do mar portugueses. Os restantes 22% admitiram um uso adequado do argumento. Entre os que consideraram fraca a qualidade ambiental do nosso mar, 96% reconheceram que tal facto tem consequências significativas, contra 4% que entenderam o oposto.

De acordo com a mesma análise e com base em dados da Agência Europeia do Ambiente (AEA), Portugal ocupa o 7º lugar (em 25 lugares) europeu em percentagem (89,6%) de zonas balneares “com água considerada excelente” pela referida agência. Uma percentagem acima da média da União Europeia (UE), que é de 85,8%.

Já no que se refere à mesma avaliação sobre águas interiores, Portugal ocupa o 22º lugar europeu (em 25), com uma percentagem de 63,3%, abaixo do valor da UE, que é de 81%. Combinando o nível de excelência das águas costeiras e das águas interiores, Portugal ocupa o 11º lugar (em 25), com 84,5%, ligeiramente acima da UE, que ocupa o 12º, com 84,4%.