“Race To Zero” é um concurso universitário que vai premiar os projetos de habitação social mais inovadores e eficientes

“Race To Zero” é um concurso universitário que vai premiar os projetos de habitação social mais inovadores e eficientes

Categoria Advisor, Formação

A Knauf Insulation lança um concurso universitário destinado a estudantes de Arquitetura e Engenharia para premiar os projetos de habitação social mais inovadores e eficientes. As equipas vencedoras receberão até 25 mil euros em prémios, refere a empresa.

Com o objetivo de partilhar conhecimentos para chegar a um edifício com consumo zero de energia, a Knauf Insulation anuncia assim o lançamento do “Race To Zero”, um concurso universitário europeu que premiará alunos que apresentam os mais ambiciosos projetos sociais na área da eficiência energética, inovação e sustentabilidade residencial.

Esta é a primeira edição de um concurso que, com uma linha clara de abertura europeia e social, pretende “reconhecer o talento dos jovens na concepção e projeção de uma nova era de edifícios construídos para um mundo melhor”, lê-se no comunicado da empresa. Nesse sentido, “Race to Zero” oferece uma oportunidade única para reduzir as emissões dos edifícios e realmente contribuir para o maior desafio do mundo: o combate às alterações climáticas.

Segundo Oscar del Rio, diretor geral da Knauf Insulation Iberia, “este concurso nasceu com a vocação de colocar o edifício no seu devido lugar no campo da sustentabilidade, dada a importância que tem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, segundo à estratégia de sustentabilidade ‘For a Better World’ da nossa empresa”. De acordo com o responsável, “os edifícios são responsáveis​​por 36% das emissões de CO2 e 10 em cada 100 residências sofrem de escassez de energia porque não podem pagar suas contas. Por isso, queremos encontrar jovens inovadores que possam influenciar o progresso para continuar a lutar contra as mudanças climáticas desde o setor da construção civil e, assim, conseguir melhorar as condições de vida das pessoas”.

De acordo com a Knauf Insulation, o concurso “Race To Zero” está aberto a equipas de até dois alunos das diferentes escolas e universidades portuguesas de Arquitetura e Engenharia, bem como a licenciados no último ano (2020). O prazo de inscrição é 28 de maio de 2021.

O projeto vencedor será aquele que for capaz de reformular a eficiência e a sustentabilidade de um projeto de habitação de interesse social, oferecendo resultados inovadores, fiáveis ​​e quantificáveis​​em termos de redução das emissões de CO2. Da mesma forma, deve melhorar o seu desempenho, conforto térmico e acústico, e garantir a resistência ao fogo e a boa qualidade do ar interior.

Os vencedores, além de receberem 15 mil e 10 mil euros pelo primeiro e segundo lugares, respetivamente, vão adquirir formação prática na sede da Knauf Insulation. O júri irá avaliar a utilização de materiais com baixo impacto ambiental, a aplicação de metodologias digitais, como o BIM, a inovação e a gestão de recursos.

“O concurso ‘Race to Zero’ é uma oportunidade fantástica de encontrar novas soluções para os desafios da habitação social. Materiais inovadores, novas tecnologias e soluções sustentáveis​​estão aí, agora temos que encontrar as mentes ágeis que podem uni-los ”, remata Oscar del Rio.