Rebentamento de conduta de água abre “cratera” de 20 metros em São Pedro de Moel

by Redação Ambiente Magazine | 11 Dezembro 2017 11:18

O rebentamento de uma conduta de água da rede pública de São Pedro de Moel provocou na manhã de domingo “uma cratera de vinte metros de extensão” numa zona residencial, obrigando ao corte da circulação, informou a GNR, citada pela Lusa.

Segundo fonte do comando territorial de Leiria da GNR, a força da água provocou um desmoronamento de terras na rua Aníbal Bettencourt, arrastou o piso de alcatrão e os passeios e “escavou uma cratera com a largura da rua e vinte metros de extensão”. Vídeos[1] colocados logo pela manhã no Facebook por moradores nesta rua mostram que o buraco escavado pelas águas é de grande dimensão, tornando impossível o acesso a algumas residências.

A GNR de São Pedro de Moel esteve no local desde as 07:45, tendo a água sido cortada pelos serviços da Câmara Municipal da Marinha Grande alguns minutos depois. Segundo fonte da GNR local, a enxurrada deitou abaixo o muro de proteção de uma das casas e arrastou alcatrão, pedras e areia, mas não existem residências em perigo.

As autoridades limitaram o acesso à rua, de sentido único, tendo sinalizado percursos alternativos. A responsável pela comunicação da autarquia disse à Lusa que nas imediações daquela zona aconteceu este verão uma situação semelhante, embora de menor dimensão.

Endnotes:
  1. Vídeos: https://www.youtube.com/watch?time_continue=19&v=6oCcu_xHAGk

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/rebentamento-de-conduta-de-agua-abre-cratera-de-20-metros-em-sao-pedro-de-moel/