Reciclagem multimaterial atinge valores recorde em dezembro de 2019

Reciclagem multimaterial atinge valores recorde em dezembro de 2019

Categoria Ambiente, Resíduos

Com o objetivo de melhorar a recolha seletiva de materiais e a reciclagem a Lipor tem apostado, em conjunto com os seus municípios associados, em projetos e iniciativas que facilitem e aumentem os valores de recolha destes materiais. Mais uma vez os cidadãos da área de influência da Lipor responderam de forma positiva aos desafios lançados e contribuíram para um aumento muito significativo das quantidades de materiais recolhidos em dezembro de 2019.

Numa primeira análise aos dados de quantitativos de dezembro, referentes apenas aos oito municípios da Lipor, verifica-se um aumento significativo dos materiais entregues para a reciclagem, com mais 1145 toneladas nos três fluxos (papel e cartão, embalagens e vidro) em relação ao período homólogo. Ao mesmo tempo a quantidade de resíduos alimentares aumentou 213 toneladas em relação ao mesmo período, um crescimento de 12,96%.

Estes valores refletem o comportamento dos cidadãos no encaminhamento de materiais para a reciclagem ao longo do ano, como se pode verificar nos dados anuais apresentados na tabela abaixo (dados referentes apenas aos oito municípios da Lipor).

É de notar também que o Porta-a-Porta Residencial implementado, nos últimos dois anos, nos diversos municípios (com exceção do município da Maia) atingiu em dezembro um valor de 3390 toneladas, tendo os três fluxos de materiais chegado às 2208 toneladas e os biorresíduos às 1182 toneladas, valores recorde em termos de recolhas seletivas.

Notícia da Lipor