Recolha de plástico cresce 16% durante a Jornada Mundial da Juventude face ao mesmo período de 2022

A Valorsul registou um aumento significativo de 16% na receção de embalagens de plástico e metal, de 1 a 8 de agosto, face ao mesmo período do ano passado, nos cinco municípios da Grande Lisboa (Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Vila Franca de Xira). Já no que refere à receção de resíduos urbanos indiferenciados, os valores mantiveram-se praticamente inalterados, avança a empresa, parceria Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Quando analisados apenas os municípios de Lisboa e Loures, palco dos grandes eventos da JMJ Lisboa 2023 com maior afluência de peregrinos, apurou-se um aumento de 22% na receção de material reciclável do ecoponto amarelo (plástico e metal) nos seis dias de jornada e ainda nos dias 7 e 8 de agosto (dedicados à limpeza do Campo da Graça / Parque Tejo), comparativamente com o período homólogo. Da mesma forma, não se registou qualquer variação na receção de resíduos urbanos indiferenciados na Central de Valorização Energética da Valorsul.

De acordo com a empresa, estes resultados devem-se ao trabalho prévio de cooperação entre várias entidades, nomeadamente com os municípios de Lisboa e de Loures e com o Comité Organizador da JMJ, na gestão e contenção da produção de resíduos, assim como na sensibilização para a correta separação dos resíduos e reforço de contentorização em todos os recintos onde estiveram a decorrer eventos, evidenciado assim o empenho e o compromisso de tornar esta Jornada a mais Sustentável de sempre.