Recolha seletiva porta-a-porta avança em quatro zonas do município de Gondomar

Categoria Ambiente, Resíduos

Irá ter início, a partir de segunda-feira, dia 26 de março, a recolha multimaterial porta-a-porta, no município de Gondomar. O novo circuito de recolha seletiva decorrerá, regularmente, no setor residencial e também no de serviços, em Areias e Alto Soutelo (Rio Tinto), Manariz e Portelinha (Fânzeres), Cooperativa dos Funcionários Judiciais (S. Cosme) e Vila Verde e CH. Mineiro (S. Pedro da Cova).

A implementação deste novo sistema será precedida da distribuição de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro e indiferenciados), em simultâneo com uma ação de sensibilização, que irá introduzir e apelar a uma correta separação, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais.

Com o mote “Reciclar é dar +”, a ação baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, também porta-a-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis recolhidos reverterão a favor das Associações dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Gondomar. A ação foi, igualmente, antecedida por um momento de ativação com a entrega de informação aos cidadãos.