Recuperação económica e sustentável discutida nos Diálogos Abertos da IUC-ALC

Após os seminários voltados ao turismo e à transformação urbana das semanas anteriores, os seminários de Recuperação Verde e Recuperação SMART ocorrerão nos próximos dias, ambos enquadrados na semana dedicada a repensar a “Recuperação Económica” dos Diálogos Abertos da IUC-LAC, seminários online desenvolvidos pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana na América Latina e no Caribe, que reúnem equipas governamentais, empresários e especialistas em desenvolvimento da região e da Europa.

A semana tem como objetivo “propor uma saída da crise económica causada pelo coronavírus, a partir do uso sustentável e medido dos recursos naturais e do uso de novas tecnologias e ferramentas digitais que nascem nas cidades”, refere em comunicado a organização.

O primeiro deles, o Green Recovery, ocorrerá no dia 23 de junho às 17h (horário de Brasília) e abordará como a recuperação coincide com a implementação, pela União Europeia, de novas políticas ambientais que buscam a transição para uma economia mais sustentável. A recuperação económica será uma oportunidade para repensar o modelo de prosperidade do nosso planeta e construir uma economia em torno dos princípios ecológicos? O seminário contará com palestrantes de alto nível, como o prefeito de Viana do Castelo (Portugal), José María Costa; do prefeito de São Leopoldo (Brasil), Ary Vanazzi; do diretor de políticas urbanas e estratégias de financiamento de Pablos Melas (Grécia), Paris Kourti; do decano de administração de empresas da Universidade Cooperativa da Colômbia em Ibagué (Colômbia), Sebastián Sánchez; e  do especialista em economia circular, Marin Zegers; que apresentará o estudo de caso do município de Utrecht (Holanda). O espaço será moderado pelo especialista em desenvolvimento social e econômico, Sergio Barroso.

O segundo deles, o SMART Recovery, que ocorrerá em 25 de junho às 17:00 CET, tratará a economia digital como um novo mecanismo de crescimento e emprego, que teve sua implementação precisamente multiplicada durante o período de confinamento e se mostra como essencial para a recuperação econômica das cidades. Essa tendência de transição digital acelerada pela pandemia é realmente uma oportunidade para as cidades se recuperarem economicamente? O espaço contará com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Barranquilla (Colômbia), Ricardo Plata; da Assessora de Saneamento e Meio Ambiente de Benedito Novo (Brasil), Simone Gomes Traleski; da Diretora de P&D do Smart City Cluster da Espanha, Verónica Ramírez; e do CEO da Porto Digital, do Porto (Portugal), Paulo Calçada. Da mesma forma, o Diretor de Startup de Lisboa, Miguel Fontes, participará de seu estudo de caso sobre a incubação e aceleração de startups de base tecnológica. O espaço será moderado pelo especialista em desenvolvimento social e econômico, Sergio Barroso.

Em virtude da interrupção das atividades presenciais devido à Covid-19, o Programa Internacional de Cooperação Urbana na América Latina e no Caribe (IUC-LAC) vem desenvolvendo seminários online, como os mencionados, batizados sob o nome de Diálogos Abertos IUC-LAC para repensar a cidade. Os diálogos começaram em 13 de maio com um seminário sobre o renascimento da indústria do turismo pós Covid-19 e durarão até julho, com o desenvolvimento de outros 4 seminários que se concentrarão na recuperação econômica e na resiliência climática. O objetivo dos seminários é fortalecer o relacionamento entre as cidades participantes do programa e trocar experiências e boas práticas para enfrentar o período pós Covid-19.