Em 2024, foram concedidas à VALORCAR novas licenças para gerir os sistemas integrados de gestão de veículos em fim de vida e de resíduos de baterias – SIGVFV e SIGRB (continente e regiões autónomas) válidas até 31-12-2034. Neste ano voltou a ocorrer um alargamento significativo da REDE VALORCAR que passou a ser constituída por 398 centros, espalhados por todos os distritos do continente (380) e nas regiões autónomas dos Açores (12) e da Madeira (6). A VALORCAR manteve a sua presença no terreno, monitorizando de perto a atividade de todos estes centros através da realização de 246 visitas e auditorias.
Durante o ano de 2024, foram abatidos 107.988 Veículos em Fim de Vida (VFV) ligeiros em território nacional, um número que representa um aumento de 6,6% face a 2023. No que respeita aos VFV recebidos a nível nacional, manteve-se a tendência de aumento da sua idade média, fixada nos 24,7 anos, o que reflete o envelhecimento do parque automóvel nacional
Na gestão dos VFV, foram atingidas taxas de reutilização/reciclagem de 90,8% e de reutilização/valorização de 94,0% (peso médio de cada VFV que é reaproveitado). Estes resultados permitiram cumprir a meta de reutilização/reciclagem de VFV prevista na legislação nacional e comunitária (85%).
No que diz respeito aos Resíduos de Baterias (RB), os centros da REDE VALORCAR recolheram em 2024 um total de 22.369 toneladas de baterias de chumbo, o que representou um aumento homólogo de 11,4% e permitiu atingir uma taxa de recolha de 95,7%. Neste ano, foram também recolhidas mais de 93 toneladas de resíduos de baterias de lítio provenientes maioritariamente de veículos híbridos e elétricos.
Em 2024 foram promovidas diversas ações de sensibilização, comunicação e educação, quer isoladamente quer em estreita colaboração com outras entidades, sendo de destacar a publicação dum filme sobre desmantelamento de VFV e as 23 sessões de formação para colaboradores dos centros (3 de técnicos para intervenções em sistemas de ar condicionado instalados em veículos, 8 de operadores de desmantelamento de veículos em fim de vida e receção de resíduos de baterias, 1 sobre requisitos administrativos aplicáveis aos centros, 2 de condução em ADR e 9 sobre desmantelamento de baterias de lítio de veículos híbridos e elétricos).
Relativamente às atividades de investigação e desenvolvimento realizadas são de destacar os seguintes projetos: processamento de resíduos de fragmentação de VFV para separação duma fração rica em plásticos recicláveis e duma fração passível de valorização energética; otimização da gestão de RB de Lítio, nomeadamente de contentores mais adequados ao transporte de RB em estado crítico e definição de procedimentos para avaliação do potencial de reutilização de baterias ou módulos.







































