“Reféns do clima” é o tema em debate hoje no Fronteiras XXI

by Rita Inácio | 11 Abril 2018 14:25

O programa “Fronteiras XXI”, transmitido na RTP3, discute hoje, às 22h30, o tema das alterações climáticas.

Sob o lema “os temas que desafiam Portugal e o Mundo”, o programa de debate convidou um conjunto de especialistas para uma conversa sobre se somos ou não, graças às alterações climáticas, “reféns do clima” e o que podemos fazer para reverter essa situação.

A temperatura do planeta continua a aumentar, provocando o degelo nos pólos Norte e Sul. Os cientistas alertam que o nível médio do mar poderá subir até 1,5 metros. Esperam-nos grandes tempestades e períodos de seca extrema. “Teremos de habituar-nos a um país mais árido, a ondas de calor mais intensas e prolongadas e a chuva fora de época”, lança o programa da RTP 3.

As perguntas a que se espera dar resposta são: “Como podemos travar este cenário?”, “Como é que estas previsões irão mudar a forma como vivemos?” e “Que soluções existem para reduzir o impacto das mudanças climáticas na economia e agricultura?”.

Os convidados, que se irão fazer ouvir, são Filipe Duarte Santos, físico e perito em alterações climáticas; Maria Júlia Seixasa, especialista na redução do impacto de carbono; Tiago Pitta e Cunha, consultor em políticas dos oceanos e presidente da Fundação Oceano Azul e Eugénio Sequeira, engenheiro agrónomo e ex-presidente da Liga para a Protecção da Natureza.

Imagem do “Fronteiras XXI”

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/refens-do-clima-e-o-tema-em-debate-hoje-no-fronteiras-xxi/