A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) aprova financiamento no âmbito do projeto europeu CLIMAAX (CLIMAte risk and vulnerability Assessment framework and toolboX), com o objetivo de capacitar a Região de Leiria para enfrentar os desafios das alterações climáticas – através da realização de avaliações de riscos múltiplos, da integração de medidas de adaptação nos instrumentos de planeamento e do envolvimento dos atores locais. O objetivo é aumentar a resiliência e reduzir a vulnerabilidade do território, em alinhamento com a missão da UE.
O CLIMAAX é um projeto de quatro anos do Programa Horizonte Europa, que fornece apoio financeiro, analítico e prático para melhorar os planos regionais de gestão de riscos climáticos e de emergência. O CLIMAAX foi concebido para contribuir para a harmonização e consolidação da prática de avaliação do risco climático, deixando um legado para futuras iniciativas europeias, ao mesmo tempo que impulsiona a Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia. O projeto teve início em janeiro de 2023 e decorre até dezembro de 2026.
Com um investimento inicial de 190 mil euros e com começo previsto para março de 2025, o projeto aprovado visa especificamente reforçar a identificação e a análise espacial dos riscos climáticos na Região de Leiria, através da implementação do quadro metodológico do CLIMAAX e do acesso à sua caixa de ferramentas. O projeto ainda tem a intenção de apoiar a tomada de decisões informadas e sustentáveis sobre estratégias de ação climática e prioridades de gestão de riscos, utilizando uma metodologia comum e harmonizada para facilitar a comparação com outras regiões europeias.
Em termos de impacto, espera-se que os resultados da avaliação do risco climático nos instrumentos de planeamento estratégico regional e local sejam incorporados no processo de elaboração e atualização dos Planos Municipais de Ação Climática (PMAC) e os Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC).
Para o Primeiro-Secretário da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), Paulo Santos, “a importância deste projeto vai muito para além dos apoios financeiros. Trata-se de uma oportunidade para promover a resiliência climática na Região de Leiria, alinhando-se com a missão da União Europeia para a Adaptação às Alterações Climáticas, através do envolvimento dos stakeholders e da comunidade em geral”. Também a possibilidade de “capacitar as equipas da CIMRL e dos municípios, facilitando a troca de experiências e boas práticas através do CLIMAAX, é um objetivo prioritário”.