Regime de gasóleo profissional alargado a todo o País

Regime de gasóleo profissional alargado a todo o País

Categoria Advisor, Empresas

O regime de gasóleo profissional para as empresas de transportes de mercadorias, com um desconto na carga fiscal, por causa da diferença com os preços praticados em Espanha, vai ser alargado a todo o país a partir de 1 de janeiro, revelou ontem o secretário de Estado da Energia, refere o Jornal de Notícias.

“A partir de 1 de janeiro todo o país estará abrangido por aquilo que nós decidimos criar como sistema-piloto, porque os números demonstram que o consumo cresceu extraordinariamente nas zonas abrangidas pelo projeto na fase-piloto”, referiu Jorge Seguro Sanches, que falava no concelho de Penamacor.

O período experimental do regime de gasóleo profissional para camiões acima das 35 toneladas arrancou em 15 de setembro, em 55 postos de abastecimento de oito concelhos, em quatro fronteiriças: Quintanilha, Vilar de Formoso, Caia e Vila Verde de Ficalho.

Neste regime, o gasóleo tem uma carga fiscal equivalente à praticada em Espanha, ou seja, elimina o diferencial de 13 cêntimos que existia relativamente aos impostos específicos sobre combustíveis (ISP). Com esta medida a Governo visou aumentar o abastecimento em Portugal, travando a fuga para Espanha.