1

REN distinguida por criar solução de carregamento de veículos elétricos

O speed-E – serviço de carregamento de carros elétricos – ganhou o prémio “Melhor Prática do Ano”, na categoria “Inovação Tecnológica e Integração de Sistemas”, atribuído pela Renewables Grid Initiative (RGI).

A solução de mobilidade criada pela REN – Redes Energéticas Nacionais, que possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir das linhas de Muito Alta Tensão, foi distinguida por “trazer uma contribuição significativa tanto para a fiabilidade da rede como para a descarbonização do setor dos transportes – promovendo e acelerando a eletrificação”.

“Este prémio é extremamente importante para a REN, pois reconhece a cultura de inovação existente na empresa face aos exigentes desafios das transformações no sector da energia, nomeadamente a transição para a mobilidade sustentável”, declara João Conceição, administrador executivo da REN, citado num comunicado.

O prémio foi entregue pela Comissária Europeia para a Energia, Kadri Simson, durante a terceira edição dos “PCI Energy Days”, organizados pela Comissão Europeia.

Esta foi a nona edição do “Melhor Prática do Ano” que, desde 2014, distingue iniciativas que demonstram boas práticas nas áreas da Comunicação, Inovação Tecnológica e Proteção Ambiental. Em 2021 distinguiu na categoria “Communication & Engagement” o projeto “Estudos de impacte ambiental: visita virtual” da REN. Este ano os restantes premiados foram a EirGrid na categoria “Comunicação e Envolvimento” e a Red Eléctrica de España, em parceria com o Centro Nacional de Investigação Científica espanhol na categoria de “Proteção Ambiental”.

A RGI é uma entidade que visa a colaboração de Organizações não Governamentais e Operadores de Redes de Transporte de Energia de toda a Europa, e que promove o desenvolvimento de redes transparentes e sustentáveis do ponto de vista ambiental, em linha com o Acordo de Paris.