REN regista novo máximo na produção de energia eólica

REN regista novo máximo na produção de energia eólica

Categoria Ambiente, Energia

A REN anunciou hoje, em comunicado, que registou, na madrugada do dia 21 de novembro, um novo máximo histórico na produção de energia em centrais eólicas, tendo atingido os 4454 MW, mais 5 MW do que o anterior máximo registado, em maio deste ano. Durante as três horas em que a intensidade do vento foi maior, a energia produzida teria sido suficiente para abastecer a totalidade do consumo energético nacional.

Ao longo dos últimos anos as energias renováveis têm vindo a ganhar cada vez mais peso na composição do balanço energético. A REN, enquanto responsável pela gestão do sistema elétrico nacional, “investe de forma permanente no desenvolvimento de mecanismos que permitam prever com maior precisão a produção de energia deste tipo de fontes, por forma a poder tirar o melhor partido das mesmas, integrando-as no sistema e evitando o seu desperdício”, refere o comunicado.

Atualmente, de acordo com a nota, “a produção eólica representa quase 25% do consumo nacional”. Em termos globais, nos primeiros nove meses do ano, “a produção renovável abasteceu 61% do consumo, um valor elevado sustentado pelas afluências às barragens (66% acima dos valores médios) e pela produção eólica (9% acima dos valores médios)”.