Renascimento: experiência e irreverência na gestão de resíduos sustentáveis

by Inês Gromicho | 21 Maio 2018 11:05

Tudo começou no início dos anos 90, quando um dos sócios herdou uma carrinha do negócio de família de transporte de metais e cartão, adquirindo posteriormente mais um camião e um terreno para impor uma nova infraestrutura. Assim nasce a Renascimento – Gestão e Reciclagem de Resíduos, em 1996, que hoje atua na gestão global de resíduos e é já uma referência no setor. Com sede em Loures, a empresa conta hoje com sucursais em Santa Maria da Feira (Sanguedo) e Silves (Algoz), e aqui são geridas todas as tipologias de resíduos, perigosos e não perigosos, recorrendo às melhores tecnologias disponíveis em termos de Qualidade, Ambiente e Segurança.

Recentemente, a Renascimento foi distinguida como PME Líder 2017 e PME Excelência 2017, pelo IAPMEI, um “ótimo cartão-de-visita para os nossos clientes” que apesar de não mudar nada no dia-a-dia da sua atividade, poderá, frisa Elsa Nascimento, diretora executiva da empresa, “facilitar a negociação com a banca em caso de pretendermos recorrer a crédito bancário e, sobretudo, se estivermos a pensar em trabalhar com outra entidade bancária”. A responsável garante porém que nesta empresa “trabalhamos em equipa sempre para a excelência, independentemente dos prémios”.

Além disso, Elsa Nascimento acrescenta que “pensamos ter uma postura mais irreverente que os restantes operadores, mas a cultura empresarial, o serviço e o sólido código de ética, são a base do desenvolvimento de uma filosofia de gestão orientada para a procura das melhores soluções para os seus clientes e parceiros”. Na sua atividade, a Renascimento procura implementar a melhor relação qualidade-preço versus preservação do meio ambiente, e incentivar o conceito do “out-of-the-box” em toda a equipa.

A Renascimento assegura, de uma forma regular, contínua e eficiente, a gestão global de resíduos, nomeadamente a receção, recolha, transporte, triagem, processamento, reciclagem e tratamento dos resíduos dos seus clientes e parceiros. Além disso, pretende também promover soluções de gestão de resíduos sustentáveis, através da tecnologia, do talento e da agilidade, maximizando assim o valor para os clientes, acionistas e sociedade em geral.
“Todas as nossas atividades têm de ser pautadas pelos nossos valores: somos criativos e inovadores, com paixão pela empresa; somos ambiciosos e rápidos no que fazemos; somos objetivos e claros na nossa oferta e fazemos bem à primeira, sempre com respeito por todos”, sublinha Elsa Nascimento.

Como metas a curto e médio prazo, a Renascimento pretende terminar a nova linha de triagem e tratamento de resíduos recicláveis da Renascimento Norte, concluir a implementação da Auto-Renascimento (venda de peças usadas de viaturas em fim-de-vida) e entrar em velocidade cruzeiro com o serviço EcoFiltro (limpeza de filtros de partículas).

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/renascimento-experiencia-e-irreverencia-na-gestao-de-residuos-sustentaveis/