Renault EZ-ULTIMO: um robô-veículo para uma experiência de mobilidade premium

Renault EZ-ULTIMO: um robô-veículo para uma experiência de mobilidade premium

Categoria Advisor, Empresas

Com o surgimento do EZ-ULTIMO, a Renault completa a sua trilogia 2018 com protótipos de robôs-veículos que exploram a mobilidade partilhada de amanhã. Uma solução de mobilidade premium que oferece, a todos, o prazer de se deixarem transportar no âmbito de uma experiência única e excecional. Uma experiência em que a viagem assume uma dimensão absolutamente inédita.

Em 2018, o Grupo concentrou a atenção no futuro da mobilidade partilhada – é o primeiro construtor automóvel a propor uma família completa e complementar de robôs-veículos. Depois do Renault EZ-GO e do Renault EZ-PRO, o Renault EZ-ULTIMO completa esta trilogia. Uma trilogia que ilustra uma visão de conjunto, com uma abordagem funcional, mas também muito emocional, orientada pelo design emblemático e pela visão de interior inspirada no mundo da habitação.

Apesar de toda esta diversidade, estes três protótipos oferecem experiências de mobilidade acessíveis pensadas e que abrangem diversas utilizações:

  • A mobilidade urbana partilhada no quotidiano, com o EZ-GO
  • A distribuição do último quilómetro, com o EZ-PRO
  • A experiência de uma mobilidade premium, com o EZ-ULTIMO

Um serviço premium acessível a todos

O Renault EZ-ULTIMO é um «robô-veículo» autónomo, conectado e totalmente elétrico, que foi pensado para ser proposto, tanto como um serviço para um determinado trajeto ou um circuito, como para um aluguer ao dia. Os utilizadores terão à sua disposição várias formas de acesso.

Este serviço poderá ser proposto por empresas especializadas, como hotéis de luxo ou companhias aéreas, para ampliar um serviço premium já existente, de forma a oferecer aos clientes uma experiência de viagem inesquecível e totalmente exclusiva.

Easy Drive: as tecnologias do EZ-ULTIMO

  • Elétrico

O Renault EZ-ULTIMO assenta sobre uma plataforma dedicada à sua motorização elétrica, semelhante às do EZ-GO e do EZ-PRO. O motor movimenta as rodas dianteiras e as baterias estão situadas sob o piso.

  • Indução

O Renault EZ-ULTIMO dispõe de um sistema de carregamento de baterias por indução, para uma ligação automática sem intervenção humana.

  • Sensores

A maioria dos sensores e das câmaras utilizada pelo sistema de condução autónoma de nível 4, que equipa o protótipo EZ-ULTIMO, está integrada em pequenas caixas repartidas pelos ângulos da carroçaria, tanto à frente como atrás. Encontram-se, igualmente, por trás da parte lateral da carroçaria e na antena de tejadilho.

  • 4CONTROL

Este robô-veículo é dotado de um chassis 4CONTROL, com quatro rodas direcionais, para mais agilidade e segurança, tanto na cidade como nas estradas fora do circuito urbano.

  • Assinatura com asas

Quando o EZ-ULTIMO sai da cidade, duas pequenas asas laterais expandem-se por trás da carenagem das rodas traseiras, para favorecer o aerodinamismo.

  • Suspensão ativa

Parado, o Renault EZ-ULTIMO distingue-se por uma silhueta muito baixa. As suspensões ativas permitem elevar a carroçaria vários centímetros quando o veículo está em movimento, para facilitar, por exemplo, a passagem nas lombas.