1

Repsol aumenta produção de poliolefinas da Repsol Reciclex

A Repsol vai iniciar uma nova linha de produção de poliolefinas com material plástico mecanicamente reciclado no Complexo Industrial de Puertollano, em Espanha, que deverá estar operacional no último trimestre de 2024.

Com um investimento de 26 milhões de euros, a nova linha será capaz de produzir 25 mil toneladas de plástico reciclado por ano, quase o dobro da capacidade atual, que está nas 16 mil toneladas.

Os produtos a fabricar serão transformados em embalagens para uso não-alimentar e, especificamente, processará polietileno de alta e baixa densidade (PEAD e PEBD) com um conteúdo de plástico reciclado de 10% e 80%.

Este investimento entra em conformidade com os recentes regulamentos europeus e espanhóis para atingir os 30% de conteúdo reciclado para embalagens plásticas até 2030. Além disso, a Repsol tem o compromisso de atingir as zero emissões líquidas até 2050, mantendo a economia circular como um dos principais eixos de transformação para atingir 20% da sua produção de poliolefinas, uma produção de 100 mil toneladas anuais.

Ainda este ano, a empresa vai arrancar com a primeira fábrica de recuperação de espuma de poliuretanoem, na Península Ibérica.