Repsol avança na estratégia de crescimento e competitividade com produto diferenciador

by Cristiana Macedo | 15 Outubro 2020 12:35

A Repsol assinou um acordo de licença tecnológica que irá permitir a construção de uma fábrica de polietileno de ultra alto peso molecular: UHMWPE. A fábrica, segundo a companhia, que ficará situada no Complexo Industrial da Repsol em Puertollano (Espanha), terá uma “capacidade de produção anual de, pelo menos, 15 kt”.

O acordo reforça a ambição da Repsol de se tornar um futuro produtor de UHMWPE com tecnologia robusta e comprovada. A assinatura deste acordo permite à companhia iniciar a fase de engenharia conceptual do projeto com o objetivo de chegar à decisão final de investimento em 2022.

O UHMWPE, segundo a Repsol, é um material “altamente diferenciado, com elevada tenacidade, superior à do aço, alta resistência ao impacto e capacidade de auto-lubrificação”. São numerosas as aplicações e múltiplos os setores que utilizam este tipo de polietileno, refere o produtor. A indústria automóvel utiliza esse material para “fabricar separadores de baterias para veículos elétricos”, enquanto que na construção, é utilizado para o “fabrico de placas com elevada dureza”. Além disso, segundo a Repsol, o UHMWPE pode ser também “utilizado para aplicações medicinais”, na “aviação” ou noutros “setores industriais”, bem como, pode ser encontrado num “conjunto de produtos que oferecem um maior bem-estar diário e também maior sustentabilidade ambiental”.

Este acordo contribui para aumentar a diferenciação e competitividade do portfólio de produtos da Repsol, que fabricará um produto considerado prioritário para potenciar a cadeia de etileno.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/repsol-avanca-na-estrategia-de-crescimento-e-competitividade-com-produto-diferenciador/