Repsol premiada nos Data Science Awards

Repsol premiada nos Data Science Awards

Categoria Advisor, Empresas

No passado dia 22 de novembro, em Madrid, a Repsol foi premiada pelo seu projeto “Analytics Polyolefins” nos Prémios Data Science Awards, patrocinados pela Telefónica e Google Cloud, na categoria “Melhor Iniciativa Empresarial de Big data de Espanha 2018”.

Este projeto, que faz parte do programa de digitalização da Repsol como impulso para a melhoria de produtos e serviços, foi desenvolvido no Complexo Industrial da Repsol em Puertollano. A empresa prevê a extensão do projeto às suas restantes unidades industriais, como exemplo de aplicação analíticas avançadas e automação de processos.

O processo de digitalização da Repsol é um dos mais ambiciosos dentro do sector energético. A aposta da empresa na digitalização como impulso para melhorar e gerar novos produtos e serviços, levou-a a implementar um programa bastante ambicioso que inclui todos os negócios e áreas-chave da empresa. Para além disso, foi criada uma área de Digitalização e Tecnologias de Informação que ficará encarregue de estender o programa nos próximos anos.

O projeto Analytics Polyolefins, que envolve a implementação de novos modelos a partir de uma aplicação analítica avançada, antecipa em tempo real, a qualidade do produto que está a ser fabricado com uma antecedência de 15 minutos. Este projeto vai oferecer, às equipas que controlam este processo, um sistema preditivo e automático de controlo dos parâmetros das fábricas pensado para assegurar uma qualidade constante do produto. A iniciativa, que surge através das próprias unidades de negócio da empresa e que tem em Puertollano a sua primeira prova piloto, teve o apoio de um novo “Hub de Data Analytics” e será transposta para as restantes fábricas de poliolefinas nos seus três complexos industriais.

A Repsol sabe que os clientes são o ativo mais valioso do seu negócio químico e, por isso, utiliza a Digitalização como impulso para acrescentar valor ao serviço que lhes presta.