Requalificação dos acessos à praia do Telheiro vai começar

Requalificação dos acessos à praia do Telheiro vai começar

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo (CMVB) anunciou à Liga de Proteção da Natureza (LPN) e ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) que a autarquia irá dar seguimento ao projeto de requalificação do percurso de acesso à Praia do Telheiro para proteger a arriba fóssil, a partir da próxima segunda-feira, 16 de janeiro.

A equipa de trabalho já iniciou a preparação dos materiais, tais como recolhas de madeiras, construção de feixes e identificação de terras e pedra a utilizar na base sementeira. Todas as sementes foram colhidas com a autorização do ICNF, para depois serem plantadas espécies autóctones vindas dos viveiros do instituto.

Para além de preservar parte do património geológico e ecológico português, esta renovação pensada por membros da Associação Portuguesa de Engenharia Natural do Instituto Superior de Agronomia, tem como objetivos restabelecer a cobertura vegetal, Thymus camphorathus (tomilho-do-mar), que envolve a arriba fóssil do Geossítio do Telheiro e estabilizar o talude para garantir a fruição.

As obras serão levadas a cabo, até 30 de janeiro, por funcionários da CMVB E GPT. Ainda assim, está aberta à participação de todos os cidadãos que poderão inscrever-se através do formulário online ou a partir de proteger.telheiro@gmail.com

O investimento é assegurado pela CMVB, o Grupo Proteger Telheiro, Associação a Rocha e GEOTA.