Reserva Natural Local do Paul de Tornada comemora 11 anos

Reserva Natural Local do Paul de Tornada comemora 11 anos

Reserva Natural Local do Paul de Tornada celebra a 2 de julho o seu 11.º aniversário. Classificada como reserva natural local desde 2009 e integrando a Rede Nacional das Área Protegidas, a reserva integra ainda a lista de “Zonas Húmidas” de acordo com a Convenção de Ramsar.

Neste dia tão importante, partilhamos nas redes sociais a estreia do filme “Reserva Natural Local do Paul de Tornada”, uma abordagem ao interior da Reserva, aos seus vários habitats e à biodiversidade e lançamos um conjunto de atividades de educação ambiental para a sustentabilidade que terão lugar nos meses de verão.

Localizada a cinco quilómetros de Caldas da Rainha e junto da localidade de Tornada, a Reserva Natural cobre uma área de 54 hectares, em que cerca de 25 hectares permanecem alagados durante todo o ano. Com uma vegetação típica das zonas húmidas, o paul acolhe uma fauna diversificada, nomeadamente aves como a garça-vermelha, a águia pesqueira, a garça-branca-pequena, o caimão, mergulhão-pequeno, rouxinol-pequeno-dos-caniços, tartaranhão-ruivo-dos-pauis; peixes como a enguia e o ruivaco; mamíferos como a lontra europeia — símbolo da Reserva –, texugos, ginetas, doninhas, raposas, morcegos; répteis como o cágado-de-carapaça-estriada, o cágado-mediterrânico, o lagarto-de-água ou a cobra-de-água-de-colar; anfíbios como relas, sapos, rãs e salamandras; vários insetos; e diversos fungos.

A Reserva é gerida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, em estreita colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e das Organizações Não-Governamentais de Ambiente GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, e Associação PATO.