A Resialentejo viu aprovadas duas candidaturas ao programa “Juntos a Reciclar++”, da Sociedade Ponto Verde, com valor de execução superior a 73 mil euros, destinado a ações relacionadas com a reciclagem de vidro. Estes projetos visam, assim, cumprir as metas do PERSU 2030, plano nacional que define as diretrizes para a gestão de resíduos em Portugal.
A taxa de financiamento dos dois novos projetos situa-se nos 41%, mais de 30 mil euros, com o objetivo de acelerar a recolha seletiva de embalagens de vidro, sendo o valor restante assegurado pela empresa intermunicipal.
Uma das iniciativas pretende sensibilizar o setor HORECA para a correta deposição de embalagens de vidro, enquanto setor estratégico para aumentar a recolha nos oito concelhos da área de abrangência da Resialentejo.
A primeira ação “SeparAção Vidrão”, passa por uma equipa que irá realizar visitas ao estilo “cliente mistério”, a 150 estabelecimentos, para sensibilizar comerciantes, proprietários e funcionários. Durante cada visita, será aplicado um breve questionário para avaliar o nível de envolvimento com a reciclagem do vidro e identificar as principais dificuldades enfrentadas no quotidiano. De forma complementar, serão reforçadas algumas zonas de Recolha Porta-a-Porta com contentores de 30 e 120 litros para a deposição de vidro, para facilitar a recolha deste material. A iniciativa irá contar com uma forte componente de comunicação digital.
Por outro lado, será dinamizado o projeto “Reciclavidro e Escape Game “Código Verde – Missão de Vidro”, com ações de sensibilização junto dos consumidores e da comunidade escolar. As equipas da Resialentejo irão marcar presença em oito supermercados da região (de maior e menor dimensão), distribuindo materiais informativos e aplicando mais de cinco mil autocolantes com QR Code nas embalagens, para alertar para a correta deposição do vidro no vidrão.
A iniciativa inclui uma vertente inovadora e pedagógica, destinada aos alunos do 3.º ciclo da região. O “Escape Game “Código Verde – Missão de Vidro” será um jogo de aventura e raciocínio, onde os participantes têm uma missão para completar. Jogo de colaboração, para resolver enigmas ligados à separação do vidro, onde serão utilizadas três malas mistério. As sessões têm a duração de 45 minutos e os grupos serão compostos por sete participantes.
Através destas ações, a Resialentejo ambiciona um aumento de 10% na reciclagem de vidro na região do Baixo Alentejo, sensibilizando e informando a comunidade para a importância fundamental da valorização deste material, incentivando a economia circular.