Residentes de Vila Franca de Xira vão receber gratuitamente compostores domésticos

Residentes de Vila Franca de Xira vão receber gratuitamente compostores domésticos

Categoria Ambiente, Resíduos

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a Valorsul, vai implementar o Programa “Compostar, Outra Forma de Reciclar”, distribuindo gratuitamente um compostor doméstico aos residentes do concelho que disponham de horta, quintal, pomar ou jardim. A medida contempla também associações e estabelecimentos de ensino localizados no município que reúnam as mesmas condições. O objetivo desta iniciativa é “fomentar” e “apoiar “a prática seletiva dos bioresíduos, refere em comunicado o município.

Os interessados deverão formalizar a sua pré-inscrição no Programa “Compostar, Outra Forma de Reciclar”. A cada 20 inscrições rececionadas, serão agendadas as ações de formação, a realizar por videoconferência, de carácter obrigatório, com duração aproximada de 45 minutos, sobre a temática da compostagem. As referidas ações de formação serão agendadas, preferencialmente, em horário pós-laboral: (segunda a sexta-feira e/ou ao sábado).

No mesmo comunicado, o municipio recorda que a compostagem doméstica é um processo 100% natural: “Os desperdícios vegetais, as folhas de jardim e as plantas secas ganham uma nova vida, transformando-se em composto para fertilizar a terra, introduzindo um novo ciclo de vida”. Este processo de transformação biológica contribui para o “enriquecimento do solo”, assim como para a “diminuição de resíduos valorizáveis orgânicos” que atualmente são encaminhados para a “incineração”, refere o mesmo comunicado.