Resinorte comprometida em marcar a diferença na reciclagem de vidro

A Resinorte, em colaboração com a Sociedade Ponte Verde e a AIVE, está a marcar a diferença na reciclagem de vidro com o seu projeto “Mais Vidro, Mais Reciclagem“, lançado em 2021. Este projeto pioneiro foi implementado com sucesso em Guimarães e Vizela, dois municípios na área de atuação da Resinorte, e já está a demonstrar resultados notáveis.

Guimarães, com 75 vidrões de baldeamento assistido, registou um aumento significativo de 15% na recolha seletiva de vidro. Entretanto, Vizela, com apenas 13 vidrões, surpreendeu todos com um crescimento impressionante de cerca de 60%. A chave para esse sucesso reside na proximidade dos vidrões e na facilidade de utilização, que incentivaram os estabelecimentos a aderir à reciclagem de vidro.

Adicionalmente, a Resinorte expandiu o projeto para os Ecoeventos, onde o sistema de baldeamento assistido demonstrou todo o seu potencial ao aumentar a recolha de vidro de 200-300 quilos para impressionantes 1500 quilos numa única noite. Este sistema eficiente e prático foi muito bem-recebido pelos produtores de vidro.

Com base nas experiências bem-sucedidas de 2022 e 2023, a Resinorte está a planear expandir ainda mais o projeto em 2024. Esta abordagem inovadora na reciclagem de vidro está a provar que é possível fazer uma diferença positiva no ambiente, e a Resinorte está comprometida em continuar a liderar este esforço.

*Este artigo foi publicado na edição 102 da Ambiente Magazine.