Ribafreixo Wines, uma adega amiga do Ambiente

Ribafreixo Wines, uma adega amiga do Ambiente

Categoria Advisor, Empresas

A Ribafreixo Wines considera-se uma adega “amiga do ambiente” pela sua preocupação com a sustentabilidade e com o impacto ecológico/ambiental, desde o início na vinha e no trabalho de campo. A empresa orgulha-se de ter uma produção 100% integrada, uma prática “alternativa” que se situa entre a produção agrícola normal e a agricultura biológica, sendo esta última uma impossibilidade dada a dimensão das vinhas.

Algumas das práticas levadas a cabo pela adega são: o uso de tecnologia de ponta na atividade agrícola, de forma a evitar qualquer impacto ecológico; o enrelvamento entrelinhas como medida de conservação e melhoria do solo, permitindo por sua vez,  a conservação da humidade e consequente racionamento da água e utilização da rega; o sistema de rega gota a gota que permite um racionamento da água e a utilização restrita de fitofármacos homologados e alguns feitos à base de citrinos.

Outra medida é a utilização de feromonas para eliminar as traças, uma praga que influencia bastante a qualidade das uvas quando não é devidamente controlada. A diminuição desta população permitiu à Ribafreixo utilizar ao longo dos anos cada vez menos pesticidas, fazendo com que desde 2016 as suas vinhas ficassem livres de traça sem que fosse necessário recorrer a químicos.

A Ribafreixo Wines pretende “ser o exemplo de uma adega produtora de vinhos que alia uma visão rentável e qualitativa do negócio a uma vertente bastante significativa de princípios de sustentabilidade, que visam sobretudo o respeito pelo meio ambiente, pela biodiversidade e pelos ecossistemas. No final o resultado mais esperado e o que se espera à porta da adega é o de uma uva mais sã e saudável, fator que contribuiu intensamente (em cerca de 80%) na qualidade dos vinhos que são aqui produzidos”, lê-se em comunicado.