RNAE galardoada com o prémio “Energy Globe Award Portugal 2019”

RNAE galardoada com o prémio “Energy Globe Award Portugal 2019”

Categoria Ambiente, Energia

A RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente foi galardoada com o prémio “Energy Globe 2019”, uma iniciativa internacional, em Portugal representada pela Advantage Austria, agência austríaca de internacionalização, que visa reconhecer os melhores projetos mundiais na área ambiental com maior impacto social e sustentável.

A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá dia 4 de dezembro de 2019, na cidade de Espinho, no decurso do Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente (ENAEA2019).

O projeto vencedor é o “Energy OFF – Plataforma de Gestão de Energia para Edifícios”, financiada pelo PPEC 2013-2014 e adaptada no âmbito do PPEC 2017-2018 para utilização por edifícios do setor do comércio e serviços, designadamente Municípios, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s).

Trata-se de uma ferramenta de gestão de consumos que permite os seguintes benefícios:

– Informação sobre os consumos de energia, através de uma ferramenta de auto diagnóstico e segmentada por equipamentos;

– Recomendações através de medidas concretas e quantificadas que permitem a redução dos custos na fatura mensal;

– Medidas comuns a todos os utilizadores (como a política energética, identificação de um gestor de energia, etc.;

– Indicação das soluções específicas mais adequadas às necessidades, incluindo a análise da substituição de equipamentos e/ou alteração de comportamentos.

O prémio “Energy Globe World” tem o apoio da UN Environment – Programa das Nações Unidas para o Ambiente e foi criado em 1999 pelo austríaco Wolfgang Neumann, especialista em assuntos de energia, que quis apresentar ao mundo alguns dos exemplos de boas práticas ambientais. Entre as personalidades que já foram convidadas para apresentar e dar a cara pelos prémios encontram-se nome como Mikhail Gorbachev, Kofi Annan e os presidentes da União Europeia em exercício.

A distinção do Energy OFF aqui: https://www.energyglobe.info/portugal2019?cl=en&id=338238