RNAE realiza Webinar de Apresentação da European City Facility em Portugal

A RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente – vai realizar no próximo dia 22 de maior, um Webinar de Apresentação da European City Facility (EUCF) em Portugal e o Lançamento da primeira Call, que irá decorrer até 2 de outubro. A iniciativa EUCF tem como objetivo “apoiar os Municípios europeus, em especial os de pequena e média dimensão, a encontrar soluções e financiamento para pôr em prática projetos que visem a sua transição energética”, acelerando assim a “implementação dos Planos de Acão para a Energia Sustentável e Clima (PAESC) da União Europeia”, refere a associação em comunicado.

Dentro desta iniciativa o “Conceito de Investimento” representa um primeiro passo para o financiamento de projetos em eficiência energética e energias renováveis, através de um apoio no valor de 60.000,00€ para suportar custos associados à consultoria. Trata-se de uma ação, cujo objetivo final é o de “facilitar a subsequente mobilização de investimentos locais em ações de eficiência energética e energias renováveis”, afirma a RNAE.

A EUCF é uma iniciativa criada no âmbito do Horizonte 2020 (Programa de investigação e inovação da União Europeia), e consiste num instrumento ágil e simplificado de apoio à consultoria financeira e administrativa, a ser concedido a cerca de 200 entidades candidatas. A ação é coordenada pela Energy Cities, contando em Portugal com a RNAE como rede nacional de divulgação e promoção e a Oeste Sustentável como perito nacional que irá representar a EUCF em Portugal. Os Municípios portugueses serão avaliados em conjunto com outros da região sul da Europa (Espanha, Itália, Grécia, Malta e Chipre). Os Municípios com as melhores candidaturas terão até 12 meses para desenvolverem os seus Conceitos de Investimento. Estes estudos pretendem fortalecer os diferentes projetos que os Municípios pretendem implementar, de modo a que estes sejam mais facilmente entendidos por potenciais investidores e assim, facilitar o seu investimento.