“Roadshow INDAQUA” vai andar pela estrada durante outubro a sensibilizar crianças e jovens

O Dia Nacional da Água, que se assinala esta quinta-feira, dia 1 de outubro, vai ser celebrado pela INDAQUA junto daqueles que podem ser verdadeiros agentes de mudança na forma como cuidamos deste recurso escasso: as crianças e jovens em idade escolar. O “Roadshow INDAQUA” está na estrada durante o mês de outubro e vai impactar milhares de crianças entre os 6 e os 12 anos.

De acordo com a empresa, o arranque está marcado já para esta quinta-feira, na EB1 Dr. Sérgio Ribeiro, em Lourosa, Santa Maria da Feira, onde cerca de duas centenas de crianças vão participar num conjunto de experiências interativas e descobrir mais sobre o universo da água.

O “Roadshow INDAQUA” segue depois viagem para outras escolas dos sete concelhos em que a concessionária, líder na gestão de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, mantém operação. A Santa Maria da Feira, vão juntar-se Fafe, Santo Tirso, Trofa, Matosinhos, Vila do Conde e Oliveira de Azeméis, onde as atividades vão estar disponíveis, de forma presencial ou online, para todos os estabelecimentos de ensino que abranjam os 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

Em cada oficina, com dinâmicas orientadas por um monitor, os participantes vão perceber porque é a água o bem mais saudável para consumir e também um recurso escasso no nosso planeta, que exige uma gestão e consumo sustentáveis. Também a importância de reduzir o consumo de plástico fará parte desta oficina, em que não vai faltar uma experiência com gelo seco para divertir e ensinar os pequenos “cientistas”. A mensagem será reforçada com a oferta de 15 mil garrafas de água reutilizáveis, como forma de incentivar à mudança efetiva de comportamentos e à redução da pegada ambiental das escolas e das famílias.

“A área da educação ambiental é um dos principais pilares estratégicos da INDAQUA. As novas gerações assumem já um papel fulcral na forma como abordamos, enquanto sociedade, o ambiente e, em particular, a sustentabilidade dos recursos hídricos do planeta. Enquanto operadores no setor, é da nossa maior responsabilidade promover boas práticas comportamentais junto das comunidades e sensibilizar e consciencializar as nossas crianças e jovens para a importância de uma gestão eficiente da água como forma de garantir o seu próprio futuro”, afirma Luís Lourenço, head of communications do grupo INDAQUA.

O Dia Nacional da Água marca o regresso da INDAQUA às atividades presenciais nas escolas, assegurando o cumprimento de todas as medidas de higiene e segurança aplicadas pelos estabelecimentos de ensino. Durante o período de confinamento e de ensino à distância, estas ações foram mantidas apenas na vertente digital, chegando, nos meses de junho a agosto, a perto de mil alunos. Em simultâneo, a INDAQUA lançou um novo recurso educativo online – a Patrulha H2O.