Roca Lisboa Gallery celebra o Dia Mundial do Saneamento Básico

Roca Lisboa Gallery celebra o Dia Mundial do Saneamento Básico

Categoria Advisor, Agenda

É já no próximo dia 19 de novembro que se celebra o Dia Mundial do Saneamento Básico. O Roca Lisboa Gallery, em colaboração com a Fundação We Are Water, organiza uma conferência que pretende elucidar acerca desta problemática mundial: o saneamento básico. Com o mote “Saneamento: soluções que podemos encontrar na natureza”, serão debatidas soluções para a crise sanitária e da água, de modo a aproveitar o poder dos ecossistemas, capazes de melhorar a qualidade da água e do abastecimento.

Cerca de 892 milhões de pessoas defecam ao ar livre. Este dado significa que fezes humanas em larga escala não estão a ser capturadas ou tratadas, o que resulta na contaminação da água e do solo que sustentam a vida humana. Esta consciencialização é urgente, para que haja tempo de atuar sem que se transforme o meio ambiente num esgoto a céu aberto.

Algumas das soluções passam por construir casas-de-banho e sistemas de saneamento que trabalhem em harmonia com os ecossistemas. Na natureza, existem soluções que podem ajudar a resolver problemas de saneamento e que podem ser implementadas: Latrinas de compostagem que capturam e tratam resíduos humanos no local, produzindo um suprimento gratuito de fertilizantes para ajudar no cultivo e zonas húmidas e canaviais feitos pelo homem, que filtram as águas residuais antes de serem novamente libertadas nos cursos de água.

No dia 19 de novembro, pelas 18h30, o Roca Lisboa Gallery, em colaboração com a Fundação We Are Water, promove uma conferência, de entrada livre, justamente para debater esta problemática e as soluções que podemos encontrar na natureza, para a qual convidou, como oradores:

  • Jorge Vieira, representante da Fundação We Are Water em Portugal;
  • Miguel Amado, professor no Instituto Superior Técnico, investigador, arquiteto e urbanista;
  • Jorge Crespo, permacultor especializado em energia solar;
  • Rodrigo Silva, formador, pesquisador independente e freelancer na área da ecologia.

A Fundação We Are Water tem um papel exemplar, ao trabalhar em colaboração com diversas ONG’s e ao atuar no desenvolvimento e implementação de instalações sanitárias, bem como na criação de programas educativos para as populações de forma a contribuir para o seu desenvolvimento.

A iniciativa social e ambiental da Fundação pretende reduzir os efeitos resultantes da escassez de água em vários locais do mundo, através de campanhas e ações de sensibilização. A Fundação We Are Water representa o compromisso da Roca com a sustentabilidade e com as populações mais afetadas pela falta de água. Inscreva-se gratuitamente neste link.