Rock in Rio-Lisboa e Rede Electrão anunciam parceria Amazonia Live

Rock in Rio-Lisboa e Rede Electrão anunciam parceria Amazonia Live

Categoria Ambiente, Resíduos

No Dia Internacional do Planeta Terra, o Rock in Rio-Lisboa e a Rede Electrão da Amb3E anunciam uma parceria no âmbito do projeto Amazonia Live, que tem como objetivo sensibilizar os mais novos para as consequências das alterações climáticas que afetam o Planeta.

Através do projeto “Escola Electrão”, que promove a sensibilização ambiental junto dos alunos das escolas portuguesas, a Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, volta a associar-se ao maior evento de música e entretenimento do mundo. A parceria tem como objetivo angariar árvores para o projeto Amazonia Live e, para tal, os alunos das escolas que integram a campanha “Escola Electrão” podem ser os agentes de mudança e com a missão de angariar verbas para a plantação através da venda de pulseiras. O valor reverterá para a compra de árvores a serem plantadas na Amazónia sendo, este, mais um contributo para alcançar a meta de 3 milhões de árvores plantadas.

Os D.A.M.A não ficaram indiferentes à causa e, depois de Cláudia Vieira, Rita Pereira e Vanessa Oliveira – embaixadoras portuguesas do Amazonia Live – juntaram-se ao Rock in Rio e vão, também eles, contribuir para a reflorestação da Amazónia.

EscolaElectrao_RiRAmb3E volta a associar-se ao Rock in Rio-Lisboa
A Escola Electrão, agora na sua 5ª edição, é uma campanha da Amb3E que desafia as escolas a reunirem o máximo de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e de resíduos de pilhas e acumuladores (RPA), de forma a serem adequadamente encaminhados para a Rede Electrão da Amb3E. A primeira edição foi lançada em 2008, e no total das 4 edições foram recolhidas cerca de 5 mil toneladas de resíduos.

A ligação entre o Rock in Rio-Lisboa e a Amb3E começou em 2012, ano em que o projeto “Escola Electrão” se associou à Gincana Rock in Rio, uma iniciativa que envolveu um conjunto de tarefas a cargo de diferentes entidades com preocupações ambientais, sendo a Escola Electrão uma dessas tarefas.

Na edição dos 10 anos de Rock in Rio-Lisboa, em 2014, o Electrão esteve presente pela primeira vez no recinto com um stand em que desafiaram todos os visitantes do Rock in Rio-Lisboa a darem uma nova vida aos seus equipamentos usados.

Amazonia Live – o projeto
A região da Amazónia é estratégica, já que abriga a mais importante reserva de biodiversidade do mundo, tendo um papel fundamental na redução do impacto do aquecimento global. O projeto Amazónia Live vai restaurar as áreas desflorestadas nas cabeceiras e nas nascentes do Rio Xingu, um dos mais importantes afluentes do rio Amazonas.

O objetivo é chegar aos 3 milhões de árvores e, para tal, o Amazonia Live conta com o apoio de vários países, incluindo de todos os portugueses! Neste sentido, está em vigor a campanha de doações através da plataforma www.esolidar.com/rockinrioamazonialive ou do site www.amazonialive.com. Com menos de 1€, os portugueses poderão contribuir com uma árvore, ajudando a aumentar a área reflorestada da Amazónia.
O projeto ficará, ainda, marcado por uma campanha publicitária protagonizada pelo ator Marcos Palmeira (alertando para a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta) e por um concerto único no Rio Negro, em Manaus, dia 27 de agosto. Neste dia, o tenor lírico Plácido Domingo, o tenor Saulo Lucas e Ivete Sangalo vão subir a um palco flutuante, criado especificamente para este espetáculo, fazendo-se acompanhar pela Orquestra Sinfónica do Brasil. O espetáculo poderá ser visto em todo o mundo, através da transmissão live streaming.