Rui Miguel Nabeiro é o novo presidente da International Coffee Partners

A International Coffee Partners (ICP), uma organização sem fins lucrativos formada por empresas familiares europeias de café, anunciou, esta quarta-feira, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, como o novo presidente da organização.

O português sucede a Kathrine Löfberg, presidente do Conselho de Administração da Löfbergs, na Suécia.

“Sob a nova liderança, a ICP pretende aprofundar o seu trabalho em áreas estratégicas, impactar jovens agricultores e continuar a gerar conhecimento em torno das alterações climáticas. O reforço das parcerias será também um ponto fulcral nos próximos anos”, esclarece a ICP, num comunicado enviado à imprensa.

A ICP propõe-se apoiar e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores de café, tornando-os mais competitivos e dotando-os de práticas sustentáveis.

Na apresentação, decorrida em Lisboa, na Delta The Coffee House Experience, Kathrine Löfberg destacou os marcos e desafios do seu mandato. “A nossa experiência de 20 anos de ICP ensinou-nos a não olhar para a produção de café de uma forma isolada, mas para a agricultura familiar como um todo”, referiu Kathrine Löfberg, enquanto fazia um balanço dos sete anos enquanto presidente da ICP.

Destacando os marcos e desafios do seu mandato, a responsável mencionou “uma abordagem holística que inclui as gerações mais jovens, questões de género, atividades fora da exploração agrícola, e a natureza”.

De acordo com o comunicado, o mandato de Kathrine Löfberg, que se prolongou devido à pandemia COVID-19, acompanhou desafios na segurança alimentar, transporte, disponibilidade de mão-de-obra e insumos nas regiões do projeto.

Nos próximos anos, a ICP planeia continuar a desenvolver atividades com foco específico nas gerações mais jovens e nas alterações climáticas. Segundo informa a organização, Rui Miguel Nabeiro está empenhado em acompanhar estas atividades como Presidente da ICP em conjunto com o steering committee.

“O nosso objetivo é dotar os mais jovens de ferramentas que lhes permitam explorar a agricultura e o café como pilares da sua subsistência”, refere o CEO do grupo Nabeiro, expressando “o prazer em contribuir” para o crescimento conjunto da ICP.

No que diz respeito às alterações climáticas, a ICP planeia reforçar ainda mais a iniciativa coffee&climate (c&c), fundada pelos parceiros da ICP em conjunto com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em 2010.

“Hoje, a iniciativa é composta por vários membros de empresas privadas e o parceiro público, Swedish International Development Cooperation Agency Sida”, revela a ICP, aludindo à continuação do trabalho “em estreita colaboração” de Kathrine Löfberg com Rui Miguel Nabeiro, já que a antiga presidente é quem gere atualmente a c&c.

Desde a sua fundação, em 2001, a ICP já alcançou mais de 110.000 famílias de pequenos produtores em 13 países. Todas as empresas da organização reconhecem o benefício de trabalharem em conjunto numa base pré-competitiva, unindo forças para um setor de café sustentável, destaca a ICP, no comunicado.