Santa Maria da Feira abre portas aos jovens repórteres de ambiente

by Inês Gromicho | 18 Novembro 2016 12:37

A Associação Bandeira Azul da Europa organiza, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente, no qual participarão cerca de 130 jovens entre os 13 e os 21 anos e mais de 50 professores provenientes de cerca de 50 escolas de todas as regiões do país (incluindo Açores).

O Seminário é aberto ao público, já amanhã, sábado, dia 19, altura em que os Jovens Repórteres irão apresentar os resultados do trabalho de investigação jornalística realizada.

Este encontro que decorre anualmente, visa formar e motivar os jovens e respetivos professores, para a investigação jornalística na área da sustentabilidade. Será ainda o momento para reconhecer os autores das melhores reportagens realizadas no ano letivo anterior e divulgar novos projetos ao dispor da rede Jovens Repórteres para o Ambiente como é o caso do projeto internacional Litter Less Campaign com enfoque na temática dos resíduos, ou o desafio Valorcar para georeferenciação e report de carros abandonados.

Durante o ano os jovens realizam e publicam diversas reportagens em formato de artigo, fotografia ou vídeo, tendo ainda a possibilidade de virem a ser selecionados para participar nas “Missões JRA” que constituem momentos privilegiados de aprendizagem em trabalho de campo. Este ano estão previstas duas Missões: conservação ex-situ com o apoio do Jardim Zoológico de Lisboa e Gois e a sustentabilidade, com o apoio do município de Gois.

De salientar que os jovens repórteres portugueses se têm destacado na rede internacional tendo por exemplo visto premiadas este ano 5 reportagens no Internationl YRE Award. Outro exemplo é a participação de duas jovens repórteres portuguesas na Cimeira do Clima (COP22) a decorrer em Marraquexe, como convidadas e enviadas especiais.

O Young Reporters for the Environment é um programa internacional presente atualmente em mais de 30 países que integram a Foundation for Environmental Education.
É coordenado pela Associação Bandeira Azul desde 1996 abrangendo atualmente cerca de 100 escolas e 3000 alunos para além de um grupo de cerca de 30 freelancers que continuam como Jovens Repórteres mesmo depois de acabarem os estudos.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/santa-maria-da-feira-abre-portas-aos-jovens-reporteres-de-ambiente/