Savills Aguirre Newman é a 1ª empresa em Portugal com um profissional certificado BREEAM AP

Savills Aguirre Newman é a 1ª empresa em Portugal com um profissional certificado BREEAM AP

Categoria Advisor, Empresas

A consultora imobiliária Savills Aguirre Newman anuncia que o arquiteto Nuno Fideles, recebeu a acreditação internacional (Accredited Professional), tornando-se no primeiro e único arquiteto com esta acreditação em Portugal, a integrar o GreenBookLive.

Com a acreditação BREEAM AP, a Savills, expande a sua oferta de serviços, através de competências especializadas na consultadoria em sustentabilidade e design ambiental no âmbito do processo de avaliação BREEAM. Esta acreditação é ratificada através de uma avaliação realizada pela BRE Global.

Os acreditados com a certificação BREEAM APs fornecem aos promotores e equipas de projeto, consultoria especializada em sustentabilidade do ambiente construído, projeto e avaliação ambiental, facilitando o trabalho das equipas no que se refere à programação do processo de projeto e obra, definição de prioridades e negociação das compensações necessárias para alcançar uma classificação BREEAM, salvo quando o projeto for formalmente avaliado.

“Esta acreditação internacional é o resultado de um caminho profissional de quase 20 anos, em que temas como a sustentabilidade, a eficiência energética e a responsabilidade social sempre acompanharam o meu trabalho como arquiteto. Agradeço a aposta e o desafio lançado pela Savills para a concretização deste curso e exame, que muito me orgulha”, refere Nuno Fideles, arquiteto que há vários anos é parte da equipa da Savills Aguirre Newman.

Escolhida como Capital Verde Europeia em 2020, Lisboa terá vários objetivos para a concretização dos desafios lançados por este prémio, sendo que a escolha de profissionais na área da sustentabilidade será relevante para esta resposta, bem como para alcançar as metas traçadas pela União Europeia para 2020.

O GreenBookLive é a única fonte de referência, a nível global, que disponibiliza uma lista de produtos e serviços ambientais online certificados pelo BRE, concebida para ajudar os utilizadores a identificarem produtos/serviços capazes de reduzir o seu impacto no meio ambiente.

Na União Europeia, os edifícios são responsáveis por 40% das emissões de dióxido de carbono (CO2) e 35% do consumo de matérias-primas . Em resposta a esta realidade, os Estados-membro comprometeram-se a reduzir as suas emissões em 20% , aumentar a eficiência energética em 20% e assegurar 20% de energias renováveis no consumo de energia até 2020. Alinhada com esta estratégia, a eficiência energética , responsabilidade social e responsabilidade ambiental são alguns dos catalisadores que transformam atualmente o mercado imobiliário .

Patrícia Liz, chief executive officer da Savills Aguirre Newman Portugal afirma: “Estamos muito orgulhosos do Nuno Fideles e do entusiasmo com que abraçou este desafio. É um reconhecimento internacional muito merecido pelo empenho que o Nuno colocou em todo este processo que desde cedo se manifestou extremamente exigente. A sustentabilidade é uma questão cada vez mais crítica na atualidade. Edifícios sustentáveis que melhorem a qualidade de vida das pessoas que os frequentam não são apenas uma tendência, são um conjunto de ações concretas que têm que entrar no quotidiano de quem projeta e constrói. Ter recursos especializados nesta área é um ponto diferenciador efetivamente. Queremos estar sempre na vanguarda do que melhor se faz em Portugal neste âmbito e contribuir como influenciador direto de um ambiente mais sustentável na sociedade de hoje e para as gerações futuras.”

BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) é o método de avaliação ambiental e sistema de classificação para edifícios mais importante do mundo, com 200.000 edifícios com classificações de avaliação BREEAM certificadas e mais de um milhão registrado para avaliação desde que foi lançado pela primeira vez em 1990.

O BREEAM define o padrão para as melhores práticas no projeto, construção e operação de edifícios sustentáveis ​​e tornou-se uma das medidas mais abrangentes e amplamente reconhecidas do desempenho ambiental de um edifício. Uma avaliação BREEAM usa medidas de desempenho reconhecidas, que são definidas com referências estabelecidas, para avaliar a especificação, projeto, construção e uso de um edifício. As medidas usadas representam uma ampla gama de categorias e critérios de energia para ecologia. Incluem aspetos relacionados com o uso de energia e água, o ambiente interno (saúde e bem-estar), poluição, transporte, materiais, resíduos, ecologia e processos de gestão.

Os empreendimentos classificados como BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) são ambientes mais sustentáveis que melhoram o bem-estar das pessoas que ali vivem e trabalham, ajudando a proteger os recursos naturais e possibilitando investimentos imobiliários mais atraentes.