Schneider Electric: plataforma EcoSruxureTM Power com melhorias na distribuição de energia

Schneider Electric: plataforma EcoSruxureTM Power com melhorias na distribuição de energia

Categoria Advisor, Empresas

A Schneider Electric anuncia o lançamento da terceira geração da sua plataforma e arquitetura EcoStruxure Power, que representa uma importante evolução nesta solução. A atualização foca-se no “conjunto de aplicações digitais” do EcoStruxure Power, proporcionando “melhorias em termos de segurança, eficiência e fiabilidade na distribuição de energia”, refere a empresa em comunicado.

Aproveitar o poder da digitalização para a distribuição elétrica

“O EcoStruxure Power foi concebido originalmente para responder às necessidades e expectativas dos nossos clientes, que procuravam um sistema de distribuição de energia totalmente digitalizado”, afirma Philippe Delorme, executive vice president, Energy Management Business da Schneider Electric, acrescentando que “esta última evolução demonstra o nosso compromisso permanente com poder oferecer aos nossos clientes o ecossistema digital mais robusto do mercado, que eleva ao próximo nível a eficiência, fiabilidade e segurança da distribuição de energia.”

Todas as vantagens do EcoStruxure Power para os novos clientes

O EcoStruxure Power conta com melhorias importantes em termos de segurança, eficiência e cibersegurança.

No que diz respeito à segurança, a monitorização térmica contínua reduz o risco de incêndios elétricos, ao detetar precocemente as ligações defeituosas e o aumento anómalo de temperatura nas instalações. Para além disso, uma vez que diminui e elimina a necessidade de inspeções termográficas periódicas, o custo total de propriedade pode reduzir-se até 60% ao longo do ciclo de vida, em comparação com os métodos tradicionais. A solução está disponível para sistemas de baixa e média tensão, para uma cobertura completa da infraestrutura de distribuição de energia.

Adicionalmente, a proteção ativa contra arcos elétricos é reforçada com os relés de proteção Easergy, modernizados com uma função integrada de proteção de arco elétrico, e que oferecem uma integração perfeita nos softwares de edge control EcoStruxure Power Monitoring Expert e EcoStruxure Power SCADA Operation. Isto representa um grande benefício para os operadores de manutenção, responsáveis por reduzir ao mínimo absoluto os riscos associados à segurança elétrica e aos arcos elétricos.

Em termos de eficiência,com a aplicação Energy Performance já é possível integrar a solução Power Monitoring Expert com os sistemas SCADA, para otimizar a gestão da supervisão de energia. É também possível aproveitar as potencialidades do EcoStruxure Power graças à parceria da Schneider Electric com a AVEVA, líder mundial no fornecimento de tecnologias de engenharia. Graças a esta parceria, a Schneider Electric está a integrar o Power Monitoring Expert com o Wonderware, software industrial da AVEVA, para que os gestores das instalações possam, agora, aceder a dados KPI importantes, baseados na atividade de consumo de energia, para comparar e analisar a utilização de dados de energia por cada aplicação de processo. Assim, esta é uma ferramenta ideal para setores como o automóvel e de bens de consumo embalados.

Por outro lado, foi lançada a nova plataforma PowerLogic™ PowerTag®, um robusto sistema de monitorização de energia que oferece visibilidade completa sobre como ela é distribuída pelos painéis elétricos. Os sensores de energia encaixam diretamente no disjuntor, via wireless, sem necessidade de ferramentas ou alimentação externa. Ao recolher informação de cada circuito, permite saber sempre quais as cargas que estão a consumir mais energia, o que melhora a eficiência energética e operacional.

No que toca à cibersegurança, os relés de proteção Easergy P5, as unidades terminais remotas Easergy T300 e o servidor do quadro de distribuição elétrica Enerlin’X IFE foram reforçados, de acordo com a rigorosa estratégia de cibersegurança da Schneider Elecric, e em concordância com a norma global ISA/IEC 62443 para a segurança das redes do Sistema de Controlo Industrial. Para além disso, o novo EcoStruxure Cybersecurity Admin Expert é uma ferramenta de configuração e políticas de cibersegurança, abrangente e intuitiva, para ambientes de tecnologia operacional, que permite a gestão de políticas de cibersegurança em todo o sistema.

EcoStruxure Power: software e serviços a destacar

O EcoStruxure Microgrid Operation e o EcoStruxure Microgrid Advisor são aplicações de software escaláveis e preditivas que permitem o controlo em tempo real dos recursos de energia distribuídos, de forma a fazer uma melhor gestão desses recursos e a reforçar a sua resiliência perante condições de rede imprevisíveis. Para além disso, estas soluções propõem cenários operacionais e previsões baseadas em algoritmos preditivos, desenhados para otimizar a fiabilidade do sistema, eficiência energética e a sustentabilidade.

O EcoStruxure Asset Advisor é um serviço digital baseado na cloud que avalia dados em tempo real dos ativos de distribuição elétrica críticos conectados, e aplica análises avançadas para identificar potenciais ameaças. O serviço Preditivo ajuda a fazer a gestão do desempenho e segurança dos ativos através de análises preditivas. O recém-lançado serviço Preventivo ajuda a antecipar a manutenção e fazer a gestão das operações diárias através de alarmes inteligentes. Graças a ambos, é possível conseguir eficiência financeira e garantir a excelência operacional, minimizando as paragens imprevistas, monitorizando o consumo de energia e otimizando o orçamento de manutenção.

O EcoStruxure Power Advisor é um conjunto de serviços baseado em análises, destinado a sistemas de gestão de energia, que otimiza a fiabilidade da rede e aumenta a eficiência operacional das equipas de serviços, uma vez que desobre e prioriza problemas de qualidade da rede elétrica e dos dados, em qualquer parte do sistema de distribuição de energia. Graças ao envio de recomendações automáticas especializadas, as equipas de instalações podem oferecer mais valor, através de duas categorias principais de análise. A análise da qualidade dos dados fornece informações e recomendações que estabelecem uma base de dados fiável e permitem conhecer, de forma contínua, o estado de saúde da rede elétrica. A análise da rede elétrica detalha as tendências dos sistemas, identificando as fraquezas e propondo soluções para prevenir um impacto negativo nas operações.

Plataforma EcoStruxure

Em 2009, a Schneider Electric lançou o EcoStruxure™, a sua plataforma e arquitetura habilitada para IoT, aberta e interoperável.  Agora impulsionado por serviços digitais e de cloud, o EcoStruxure oferece um valor elevado no que diz respeito a segurança, fiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade. O EcoStruxure aproveita os avanços em IoT, mobilidade, sensores, cloud, análise e segurança cibernética, de forma a proporcionar inovação a todos os níveis, desde produtos conectados, edge control, aplicações, analítica e serviços. O EcoStruxure foi implementado em mais de 480.000 instalações, com o suporte de 20.000 integradores de sistemas e developers, conectando mais de 1.6 milhões de ativos geridos através de 40 serviços digitais. Com base no EcoStruxure, 45% das vendas da Schneider Electric foram geradas através da utilização da IoT, em 2017.

Foto cedida pela Schneider Electric