Schneider Electric apoia maior estação de tratamento de águas residuais da América Latina

Schneider Electric apoia maior estação de tratamento de águas residuais da América Latina

Categoria Advisor, Empresas

A Acciona Agua, em parceria com o grupo Atlatec, escolheu a Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, para a sua Estação de Tratamento de Águas Residuais de Atotonilco, no México, que operará durante 22 anos para a Comissão Nacional da Água mexicana (CONAGUA). A solução EcoStruxure, implementada no controlo e na automatização da estação, contribuirá para reduzir os custos energéticos e operacionais, irá ajudar a cumprir as regulamentações, a melhorar a qualidade da água e a preservar os recursos hídricos da região.

A estação de tratamento de águas residuais de Atotonilco, localizada num terreno de 160 hectares, é a maior da América Latina, uma das maiores do mundo com estas características, possuindo uma capacidade média de 3 milhões de metros cúbicos por dia, e irá processar 60% das águas residuais da Cidade do México. As águas tratadas serão usadas para irrigar 80.000 hectares agrícolas e beneficiarão 70. 000 pessoas no Valle del Mezquital, em Hidalgo.

A estação dispõe de um sistema de tratamento que elimina contaminantes como gorduras, óleos e agentes patogénicos. Entre os principais objetivos do projeto, está a melhoria da sustentabilidade dos recursos hídricos da região, reduzindo a sua contaminação e impulsionando a agricultura local. A melhoria da qualidade da água e da higiene na irrigação agrícola permitirá a diversificação das culturas e a utilização da água de forma mais eficiente. Para além disso, a estação poderá produzir energia própria, através de um sistema de cogeração de produção de fertilizantes para a agricultura.

A Schneider Electric participou no projeto com uma solução altamente personalizada, que inclui toda a distribuição elétrica, bem como o controlo da estação com o controlador lógico programável Modicon Quantum e o software SCADA Citect, mantendo um elevado grau de conectividade e integração da parte elétrica dos equipamentos de controlo. Entre estes, destacam-se os dispositivos de distribuição elétrica de média e baixa tensão e os filtros ativos de harmónicas AccuSine, arrancadores de média tensão Motorpact e de baixa tensão Altistart e variadores de velocidade Altivar.

“A Schneider Electric oferece soluções específicas que nos permitem enfrentar os desafios do setor da água, e também poupar até 30% da energia em todo o ciclo da água. O conjunto completo de soluções de ponta utilizadas na estação de Atotonilco, proporciona um controlo em tempo real de todos os processos da estação, a monitorização e gestão energética, uma maior facilidade de manutenção e cibersegurança integrada ao longo de todo o sistema, entre outras vantagens”, garante Josu Ugarte, president of Schneider Electric Iberia.