1

Schneider Electric constrói Centro de Dados sustentável

A Schneider Electric construiu, em parceria com a Green Mountain AS, um centro de dados de Tier III+ ecológico, seguro e sustentável, livre de operadores, localizado em Rennesøy, perto de Stavanger, na Noruega.
O centro, de 21 mil metros quadrados, usufrui do arrefecimento eficiente e natural, que utiliza a gravidade para trazer água gelada desde o fiorde nas proximidades até à estação de arrefecimento do Centro de Dados sem utilizar qualquer tipo de energia. Localizado no interior de uma montanha num antigo depósito de munições da NATO de alta segurança, baseia-se numa infra-estrutura 100% low cost e com renovação da potência hídrica. A Schneider Electric foi responsável por toda a infra-estrutura de TI deste projecto.
O Centro de Dados foi construído de acordo com standards de alto nível e em consonância com o Uptime Tier III e também com o Tier IV. A instalação encontra-se actualmente em processo de certificação pelo Uptime Institute.
“Temos grandes ambições para o Green Mountain AS e para isso foi muito importante a escolha de fornecedores que garantam soluções energeticamente eficientes e económicas, utilizando a arquitectura e a tecnologia a seu favor. Por isso mesmo, e após um estudo cuidado, escolhemos a Schneider Electric como nosso fornecedor principal para a infraestrutura de TI, arrefecimento, fornecimento de energia e gestão de infra-estruturas de Centros de Dados (DCIM)”, referiu Knut Molaug, CEO da Green Mountain AS.
    Green Mountain de Rjukan
A Schneider Electric e a Green Mountain AS conceberam e implementaram recentemente um segundo Centro de Dados que funciona como espelho da instalação de Rennesøy. O novo Centro de Dados de Rjukan, uma zona industrial histórica em Telemark, no centro da Noruega, foi concluído antes do prazo estabelecido, tendo as obras sido iniciadas em Dezembro de 2013 e já se encontrando a funcionar.
A infra-estrutura de Rjukan é alimentada totalmente a partir de electricidade gerada a partir de fontes hídricas. Duas das estações hídricas estão localizadas a apenas algumas centenas de metros, o que torna robustas as fontes de alimentação do Centro de Dados.     Veja mais fotografias deste centro no facebook da Ambiente Magazine.