Schneider Electric e Qbera Capital anunciam aliança estratégica para o fornecimento de energia solar na África subsariana

Schneider Electric e Qbera Capital anunciam aliança estratégica para o fornecimento de energia solar na África subsariana

Categoria Advisor, Empresas

A entidade espanhola da divisão de negócios de energia solar da Schneider Electric, Schneider Electric Solar Spain, celebrou uma aliança estratégica com a Qbera Capital LLP, empresa líder em gestão de ativos e consultoria independente, com o propósito de continuar a apoiar o crescimento da energia solar em mercados fronteiriços e emergentes selecionados.

A aliança Qbera-Schneider Electric Solar apresenta uma proposta técnica e financeira única, que simplifica ainda mais a transição para zero emissões de carbono e alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O ODS 7 da ONU centra-se num esforço global para proporcionar acesso universal a energia acessível, fiável, sustentável e moderna até 2030. De acordo com o recente Energy Progress Report, em 2030 ainda existirão cerca de 650 milhões de pessoas sem acesso à eletricidade, das quais nove em cada 10 viverão na África subsariana. Muitas vezes, o maior obstáculo à implementação de energias renováveis na África subsariana é a inexistência de uma abordagem holística que inclua financiamento e tecnologia.

Na sequência de êxitos recentes no segmento Comercial e Industrial (C&I), particularmente na África subsariana, esta aliança oferece às empresas uma solução unificada, integrando soluções técnicas, financeiras, digitais e de equipamentos, que suporta a transição para uma energia limpa nos mercados fronteiriços e emergentes.

A primeira ronda de projetos de 15 MW será implementada no Mali, no Gana e no Burkina Faso. Outros projetos representando mais de 60 MW serão implementados noutros seis países. As duas partes já se empenharam com êxito no financiamento e desenvolvimento de projetos de energia solar e eficiência energética na África subsariana, com potencial para abranger uma parte maior de todo o continente subsariano.

“Estou muito entusiasmado com este novo modelo de negócio que já resultou num primeiro êxito”, afirmou Robert Immelé, CEO & Chairman da Schneider Electric Solar. “Com esta aliança, vamos eliminar um dos maiores obstáculos à implementação da energia verde, alinhando as necessidades dos clientes com a consultoria, a tecnologia e o financiamento.”

“Estou muito empolgado com a nossa aliança com a Schneider Electric Solar. Continuamos perante um cenário de carência na oferta de energia solar nos mercados fronteiriços e emergentes e, por isso, o nosso objetivo é apoiar uma vasta rede de empresas comerciais e industriais com uma solução solar completa”, referiu Ali Shafqat, CEO da Qbera Capital.

Esta aliança também aprofunda os compromissos e os resultados tangíveis de ambas as organizações no que diz respeito aos diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.