Schneider Electric Foundation estabelece parceria com a Solar Impulse Foundation

Schneider Electric Foundation estabelece parceria com a Solar Impulse Foundation

Categoria Advisor, Empresas

Já existem soluções para acelerar a transição ecológica que é necessária, mas encontrá-las e implementá-las continua a ser um desafio. A Schneider Electric Foundation, sob a égide da Fondation de France, iniciou uma parceria de quatro anos com a Solar Impulse Foundation, que está a selecionar 1000 soluções que protegem o ambiente de forma rentável e a identificá-las como Solar Impulse Efficient Solution. Esta denominação promove soluções, avaliadas por especialistas independentes, que combinam inovação técnica, rentabilidade e proteção ambiental, demonstrando que as soluções que combatem as alterações climáticas existem e não devem ser consideradas caras, mas sim extraordinárias oportunidades para um crescimento limpo.

Através da Foundation, especialistas da Schneider Electric estão a ajudar a avaliar as soluções de forma mais rápida.

“Ao contribuirmos para este projeto, através da Schneider Electric Foundation, queremos incentivar os nossos colaboradores a desenvolver novas soluções e implementar as que já estão disponíveis”, afirmou Jean-Pascal Tricoire, chairman e CEO da Schneider Electric e presidente da Schneider Electric Foundation. “A Solar Impulse Foundation e a Schneider Electric Foundation são ambas organizações pragmáticas. Bertrand Piccard e eu acreditamos na inovação e em criar solução para combater as alterações climáticas. A Schneider Electric Foundation tem como objetivo prosseguir neste espírito pioneiro. O seu papel é o de agir como um catalisador da inovação tecnológica, social e empresarial, o que ajudará a resolver problemas no que toca à energia e também a promover uma transição ambiental mais justa a nível global.”

Enquanto parceira da primeira estação polar de investigação científica do Low Tech Lab, a Schneider Electric Foundation está a monitorizar o progresso e a servir de elo de ligação entre o setor corporativo e a sociedade civil. Assim, está a contribuir de forma plena para o compromisso de sustentabilidade da Schneider Electric.

Soluções para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Através desta parceria, a Schneider Electric está a contribuir para acelerar a transição ecológica e a promover soluções viáveis para ajudar a atingir pelo menos cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular:

  • Água limpa e acessível para todos;
  • Energia renovável e acessível;
  • Indústria, inovação e infraestruturas;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Produção e consumo responsáveis.

O objetivo da Solar Impulse Foundation é selecionar e endossar 1000 soluções que contribuam para atingir pelo menos um destes cinco objetivos e cumpram os seguintes critérios: viabilidade técnica, benefícios ambientais e rentabilidade. Bertrand Piccard, chairman da Solar Impulse Foundation, irá promover este portefólio de soluções junto de líderes executivos e políticos a nível global. Até ao momento, 179 soluções já receberam o selo de Solar Impulse Efficient Solution, incluindo embalagens biodegradáveis feitas de proteína do leite, uma estação de tratamento de águas movida a energia solar, uma tecnologia de reciclagem de plástico com base em enzimas e um processo de construção com desperdício zero.

“As empresas de sucesso do futuro são aquelas que compreendem a necessidade de agir de forma energeticamente eficiente desde já, e aproveitaram todas as oportunidades oferecidas pela proteção do ambiente”, afirmou Bertrand Piccard, chairman da Solar Impulse Foundation. “Através desta parceria com a Solar Impulse Foundation, a Schneider Electric está a demonstrar uma vez mais ter um espírito pioneiro e a provar que tem plena consciência do seu papel na transição ecológica. Juntos faremos todos os esforços para acelerar a seleção de soluções rentáveis que possam proteger o ambiente e trabalharemos também para a sua implementação em larga escala.”

Um ecossistema dedicado de especialistas

O rótulo de Solar Impulse Efficient Solution é concedido a soluções após o estudo de um processo de candidatura com seis partes, incluindo uma avaliação do seu ciclo de vida (emissões de carbono, reciclabilidade, etc.), modelo de negócios e o país de destino para a implementação.

Estas candidaturas são submetidas por entidades inovadoras e analisadas através de uma plataforma online desenvolvida pela Solar Impulse Foundation para garantir o anonimato dos projetos e dos especialistas envolvidos. Este processo pode levar vários dias ou até semanas, necessitando de contribuições da parte de vários peritos voluntários, especialistas em pelo menos um dos cinco objetivos mencionados acima.

A Schneider Electric Foundation irá promover o projeto dentro da Schneider Electric para mobilizar especialistas, tal como Nicolas Plain, engenheiro de investigação que trabalha em mini-grids de energia renovável para África.

Adicionalmente, graças ao programa VolunteerIn, a Schneider Electric Foundation fará todos os possíveis, de forma interna, para garantir o sucesso deste programa. Um comité gestão de equipas de todo o mundo será organizado para selecionar as soluções do Grupo que protejam o ambiente e permitam o acesso a eletricidade. Estas incluem, por exemplo, o Homaya, um sistema completo de eletrificação fotovoltaica para casas isoladas, e o Mobyia, um sistema movido a energia solar para iluminação e carregamento de dispositivos de comunicação.