Schneider Electric implementa tecnologia de ponta para a gestão da rede holandesa de gás Gasunie

Schneider Electric implementa tecnologia de ponta para a gestão da rede holandesa de gás Gasunie

Categoria Advisor, Empresas

A Schneider Electric completa com êxito um projeto com a duração de quatro anos para modernizar o software de gestão da rede de gás dos Países Baixos. Segundo a informação enviada pela empresa, o software vai ser gerido através de uma nova solução, com base no software AGMS (Advanced Gas Management System), criada em conjunto pela Gasunie e pela Schneider Electric.

A partir de agora, a rede da Gasunie pode transportar “gás natural, gás verde e até hidrogénio, de forma eficiente e segura, graças a esta inovadora tecnologia moderna, sofisticada e inteligente que funciona como SCADA e como plataforma de gestão de rede”, refere a empresa. A solução foi desenvolvida pela divisão Smart Grid IT da Schneider Electric, enquanto a implementação foi levada a cabo pela Gasunie e pela Accenture, empresa de serviços profissionais. Na implementação, a Schneider Electric ficou encarregue de garantir que a solução maximiza os benefícios da tecnologia AGMS, ao mesmo tempo que cumpre os requisitos de rendimento e qualidade do projeto.

O software AGMS baseia-se nas tecnologias da Microsoft (.NET framework, SQL Server, etc.) e está desenhado para dar suporte a diferentes arquiteturas, de forma modular e escalável, ao mesmo tempo que proporciona um alto nível de segurança operacional e permite o cumprimento das recomendações e regulações mais recentes do setor. O AGMS baseia-se no EcoStruxure ADMS, uma solução consolidada na indústria elétrica e desenvolvida com base no conhecimento e experiência adquiridos ao longo de muitos anos de investigação. O AGMS é a primeira plataforma operacional que permite gerir de forma completa uma rede de gás natural, integrando todos os utilizadores e aplicações num modelo de rede comum e numa interface de utilizador única. Permite que o operador aceda com facilidade a todos os dados relevantes da rede, quer sejam ativos, relacionados com o estado, calculados, históricos, previstos ou simulados, a partir de qualquer lugar e praticamente em tempo real, proporcionando um alto nível de conhecimento do estado da rede e melhorando a eficiência quando é necessário tomar decisões operacionais.

Segundo Jeroen Zanting, Manager, Gas Transport da Gasunie Transport Services B.V, “o software AGMS desenvolvido pela Schneider Electric é o resultado de muitos anos de experiência em operações de redes elétricas com tecnologia de ponta. Graças a ele, a Gasunie pôde reduzir os custos do transporte operacional, ao mesmo tempo que mantém os mais altos padrões na segurança da rede de gás holandesa”

“Estamos orgulhosos que a nossa tecnologia EcoStruxure ADMS seja reconhecida pela Gasunie como o melhor ponto de partida para fazer do AGMS uma tecnologia de ponta para a indústria do gás,” afirma Dragan Popović, VP of Smart Grid IT Business da Schneider Electric Energy. A empresa vai continuar a desenvolver novas funcionalidades do software AGMS, para se adaptar às exigências tecnológicas e do setor – sempre em mudança – com vista a conseguir um funcionamento ótimo e eficiente para todo o setor do gás.